Um estudo publicado recentemente descobriu que o “músculo estriado não é o componente predominante” dos nuggets de frango servidos em duas cadeias nacionais de fast food dos Estados Unidos. Em outras palavras: apenas 50% dos nuggets de frango é, de fato, carne de frango. Isso nos leva à inevitável pergunta: quais são os demais componentes que correspondem a mais da metade dos nuggets?
“A gordura estava presente em quantidades iguais ou superiores [aos músculos], juntamente com pele, ossos, nervos e tecido conjuntivo”, escreveram os pesquisadores da Universidade de Mississippi (Estados Unidos), Richard DeShazo, Steven Bigler e Leigh Skipworth, na edição de setembro da revista especializada American Journal of Medicine. “Os nuggets de frango são, em sua maioria, gordura”.
Os nuggets analisados vieram de duas cadeias nacionais de fast food e foram coletados na cidade de Jackson, no estado do Mississippi. Os três pesquisadores selecionaram um nugget de cada caixa da lanchonete, mantiveram-nos conservados e os abriram, para analisar a composição dos alimentos com a ajuda de um microscópio.
A metade do primeiro nugget era constituída de tecido muscular – o resto não passava de uma mistura de gordura, vasos sanguíneos e nervos. Uma inspeção mais detalhada revelou células que revestem a pele e órgãos internos da ave. O segundo pedaço de carne era apenas 40% músculo. O percentual restante correspondia a gordura, cartilagem e pedaços de osso.
“Nós todos sabemos que a carne de frango branca é uma das melhores fontes de proteína magra disponíveis e incentivamos os nossos pacientes a comê-la”, disse Richard DeShazo, do Centro Médico da Universidade de Mississippi, localizada em Jackson. “O que tem acontecido é que algumas empresas têm optado por usar uma mistura artificial de partes de frango em vez da carne branca de frango de verdade, que possui baixo teor de gordura, para depois amassar e fritar essa mistura, chamando-a de frango”.
Há quem defenda essa opção. “Os nuggets de frango são uma excelente fonte de proteína, especialmente para as crianças, que podem ser um pouco chatas para comer”, declarou Ashley Peterson, vice-presidente de assuntos científicos e regulatórios do Conselho Nacional do Frango (NCC), um grupo comercial sem fins lucrativos, representante da indústria de frango dos Estados Unidos.
“O nugget é, realmente, um subproduto do frango, rico em calorias, sódio, açúcar e gordura, além de ser uma escolha nem um pouco saudável”, DeShazo contra-atacou. “Pior do que isso é o fato de que o sabor é muito gostoso, as crianças adoram e o produto é comercializado voltado a elas”.
No entanto, os pesquisadores ressaltaram que a amostra foi realmente pequena. “Este estudo avalia apenas duas amostras de nuggets de frango, dentro de um universo de bilhões de nuggets de frango que são feitos todos os anos”, lembrou Peterson, aos rebater as críticas.
Mesmo assim, quem acredita que o resto dos bilhões de pedaços de frango (?) fritos e vendidos pelo mundo é mais saudável do que os dois analisados pelos cientistas?
Os pesquisadores, infelizmente (ou talvez felizmente), optaram por não divulgar as cadeia de restaurantes que eles visitaram. [io9]
Nenhum comentário:
Postar um comentário