O enigma do Manuscrito Voynich

Por Simon Worrall

Manuscrito Voynich
O intrigante - e até agora indecifrável - natureza de um velho manuscrito tem confundido alguns dos maiores cryptologists do mundo. Existe realmente um código de quebrar, ou é tudo uma fraude elaborada?
Eu vim para o Livro Raro Beinecke e Manuscript Library, da Universidade de Yale, para resolver um mistério que faz com que O Código Da Vinci parece inofensivo - um livro que ninguém pode ler, em uma língua que não existe, ilustrado com plantas e criaturas que nunca foram vistas na Terra.
É conhecido como O Manuscrito Voynich, após o vendedor de livros de segunda mão, Wilfrid Voynich, que alegou ter descoberto na Itália, em 1912. Desde então, tornou obcecado inúmeros especialistas e gerou inúmeras teorias, tanto científicas e malucas. "O meu favorito é que é o diário ilustrado de um alienígena adolescente que deixou para trás na terra", brinca o curador da Beinecke, Ray Clemens.
O que me surpreende é o quão pequeno ele é. Eu esperava um manuscrito álbum porte. Mas o livro descansando em um suporte de leitura na minha frente é aproximadamente do tamanho de uma edição Penguin Classics.
Encadernado em um pergaminho mole cobrir a cor de marfim velho, ele contém 240 páginas ricamente ilustradas. As ilustrações olhar como algo Timothy Leary pode ter visto em LSD. Plantas estranhas, símbolos astrológicos, criaturas de águas-vivas-like e que parece ser uma lagosta.Em uma imagem, um grupo de mulheres nuas com pele de alabastro abater o que se parece com uma lâmina de água. O texto, escrito em marrom, tinta fel de ferro, me lembra de élfico de Tolkien.
Páginas do Manuscrito Voynich mostrando mulheres nuas tomando banho
Essas duas seções parecem mostrar mulheres tomar banho nu - ou, talvez, em uma lâmina de água?
Alguns fatos. Voynich foi um Pólo étnica da Lituânia, no que era então o Império Russo. Nascido em 1865, ele foi brevemente preso na Sibéria por atividades revolucionárias antes de fugir via Manchúria para Londres.

Do nosso correspondente

Um perfil lateral do Manuscrito Voynich
  • Percepção e análise de correspondentes da BBC, jornalistas e escritores de todo o mundo
  • Transmitido na Radio 4 e BBC World Service
Em Londres, ele montou uma livraria de segunda mão, que se tornou um centro de exilados políticos. Entre eles estavam Karl Marx e uma imigrante russa, que adotou o apelido de Sidney Reilly e ficou conhecido para a posteridade como "The Ace of Spies".
Voynich afirmou ter tropeçado no manuscrito em um seminário jesuíta fora de Roma, o Villa Madragone. Anexada ao manuscrito era o que pretendia ser uma carta escrita em 1665 por Johannes Marcus Marci, um ex-médico do Sacro Imperador Romano.
Ele afirmou que o manuscrito havia pertencido a Rudolf - e foi, provavelmente, o trabalho de alquimista Elizabethan Roger Bacon. Dois outros autores possíveis são regularmente no quadro: John Dee, mago extraordinário e astrólogo da Rainha Elizabeth I, e seu colega alquimista de Dee, Edward Kelley. Voynich se refere a ele como "O Roger Bacon Cipher Manuscrito".
Wilfrid Voynich
Wilfrid Voynich - descobridor do manuscrito raro ou falsificador hábil?
Desde então, tem sido uma planta carnívora para mentes brilhantes.Americano William Friedman, um dos maiores criptógrafos do século 20, que criou uma instituição recentemente tornada famosa por Edward Snowden, a NSA, passou 30 anos tentando decifrar o código do manuscrito. Novas teorias reproduzem como efeméridas. Um botânico norte-americano aposentado afirmou recentemente que algumas das plantas são de origem Meso-americano. A lingüista aplicada britânicaafirma ter traduzido 10 palavras .
Uma foto preto e branco de Sidney Reilly
Sidney Reilly, "The Ace of Spies"
Então o que é? A cifra de um tesouro enterrado? Manual de um envenenador? A receita codificado para a juventude eterna?
Alerta de spoiler: Eu acredito que o manuscrito é uma falsificação pelo próprio Wilfrid Voynich.Um dos tropos mais comuns na história da falsificação é a de um negociante de livros raros "descobrir" manuscritos previamente desconhecidas. Voynich é conhecido por ter tido apenas esta "mágica" sensível ao toque.Ele também disse ter adquirido uma grande oferta de velino e de ter usado o seu conhecimento de química ganhou na Universidade de Moscou para replicar tintas e pigmentos medievais. Bilhetes dos leitores para seu amigo sombrio, Sidney Reilly, mostram que entre os livros que o "Ace of Spies" estudou na Biblioteca Museu Britânico foi Algumas observações sobre Tintas antigos.
Tendo forjado o manuscrito, eu acredito que Voynich em seguida fez o que vários outros falsificadores têm feito - criar um segundo documento para validar o primeiro e dar-lhe uma origem plausível. Mas até que os testes forenses são feitas na tinta e pigmentos - até agora, apenas o pergaminho foi carbono datado do século 15 - o enigma deste misterioso livro continuará a exercer uma poderosa atração magnética sobre Voynichologists presentes e futuras.
"Para sua decifração dedicou labuta incansável", escreveu Marci do anterior proprietário, na carta Voynich afirmou ter encontrado no manuscrito. "Como resulta das tentativas de seu que te envio em anexo, e ele abandonou a esperança apenas com sua vida."
BBC Radio 4: Sábados às 11:30 e algumas quintas-feiras às 11:00
BBC World Service: edições curtas segunda a sexta - veja Serviço Mundial da grade de programação .
Siga @ BBCNewsMagazine no Twitter e no Facebook
Alguns projetos de estilo astrológico do Manuscrito Voynich
Manuscrito Voynich
Alguns projetos de estilo astrológico do Manuscrito Voynich

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

A OPERAÇÃO GROENLÂNDIA: POR QUE ELA É IMPORTANTE PARA O NOSSO FUTURO.

  O status da Groenlândia como um bastião do Estado Profundo, comparável aos horrores subterrâneos da Base Dulce, aos laboratórios de enge...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS