Oposição vai pedir que PGR investigue Lula e Dilma

Como mostra reportagem de VEJA, doleiro Alberto Youssef afirmou à PF que presidente e seu antecessor sabiam dos desvios bilionários na estatal

Gabriel Castro, de Brasília
Dilma ao lado de Lula no centro de São Paulo - 03/10/2014
Dilma ao lado de Lula no centro de São Paulo - 03/10/2014 (Reuters)
Os partidos de oposição vão pedir nesta sexta-feira que a Procuradoria-Geral da República investigue se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. 

Como revela reportagem de VEJA, em depoimento prestado na última terça-feira, o doleiro Alberto Youssef, que atuava como banco clandestino do petrolão, implica a presidente e seu antecessor no esquema de corrupção.

DEM, PSDB, PPS e SD vão subscrever o pedido. 

O objetivo é pedir que a PGR apure a eventual participação de Dilma e Lula no esquema. 

O presidente da República só pode ser investigado e denunciado pelo procurador-geral. 

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, diz que as revelações explicam o empenho do governo na tentativa de minar a CPI da Petrobras no Congresso. 

"O governo está criando obstáculos para a investigação desde o primeiro momento. Uso eleitoral é esconder esses fatos tenebrosos", diz ele.

A representação dos partidos oposicionistas deve ser entregue nesta tarde por advogados das siglas, já que a maior parte dos parlamentares está em seus Estados de origem.

VEJA mostrou que, em depoimento prestado na última terça-feira, Youssef afirmou que Dilma e Lula sabiam das irregularidades na Petrobras, que era usada de forma sistemática para desviar recursos que abasteciam os caixas do PT e de outros partidos aliados. 

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da empresa, também está preso por sua participação nos desvios. 

Ele e Youssef firmaram um acordo de delação premiada, o que os obriga a comprovar as afirmações que fizerem para ter a pena reduzida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

TERREMOTOS NA VENEZUELA: CERCA DE 45.000 PESSOAS DADAS COMO DESAPARECIDAS.

  Pessoas procuram vítimas em meio aos escombros de um prédio que desabou, após terremotos em Caracas, Venezuela, em 25 de junho de 2026. RE...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS