Compilado traz modelos pré-formatados, orientações passo-a-passo e até videoaulas instrucionais produzidos por algumas das principais instituições do País, como a USP, UFRJ e UFRGS
Ainda é um desafio para muitos estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação dominar as técnicas de elaboração de um trabalho científico. A redação, com qualidade, de artigos e de estudos de conclusão de curso requer um amplo domínio da metodologia da escrita acadêmica.
Leia mais:
O fato é que nem sempre o aluno é bem orientado, ou por vezes, devido à falta de informações adequadas, o planejamento da pesquisa não é feito de forma produtiva. Tudo isso tende a impactar de forma direta na qualidade do material final produzido, que fica propenso a ser pouco inovador ou ter pouca relevância, por exemplo, em congressos ou periódicos científicos, tanto nacional quanto internacionalmente.
Esses são alguns dos aspectos que impedem o crescimento ainda maior da qualidade da produção científica das instituições de ensino do Brasil, incluindo até a principal do País, a Universidade de São Paulo (USP).
"A técnica não é dominada amplamente, em especial pelos pesquisadores principiantes e alunos de pós-graduação”, disse o então pró-reitor de pesquisa da USP Marco Antonio Zago, hoje reitor, em reunião com dirigentes da universidade durante evento acadêmico organizado na gestão anterior.
Para a busca da relevância, contudo, o primeiro passo é dominar a estrutura do trabalho científico, algo que requer atenção especial do estudante.
“Por definição, o trabalho de conclusão de curso é sempre a coisa mais difícil que o aluno precisa fazer. É o momento que ele tem que sair da zona de conforto e tentar criar algum tipo de originalidade acadêmica. O domínio da formatação do trabalho é fundamental”, fala o especialista em educação Claudio de Moura Castro, ex-diretor geral da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência federal de fomento responsável pela avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação no país.
Confira outros guias produzidos pelo iG Educação:
Entenda diferenças entre Pós, MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado
Confira 8 dicas para escolher uma pós-graduação a distância
Entenda diferenças entre Pós, MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado
Confira 8 dicas para escolher uma pós-graduação a distância
Compilado
Assim, para facilitar o trajeto acadêmico do graduando ou do pós-graduando, o iG Educação resolveu fazer um compilado de materiais de orientação produzidos por algumas das principais universidades do País.
São guias instrucionais, modelos de trabalhos científicos pré-formatados, além de outras dicas e orientações envolvendo as técnicas e os procedimentos metodológicos que devem ser respeitados pelo estudante. Há ainda materiais extras em formado de videoaulas que podem ajudar ainda mais o aluno na elaboração do trabalho científico.
Confira, a seguir, o mapeamento de materiais produzidos por reconhecidas instituições de ensino do País. Todos eles seguem orientações padronizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
1. Orientações gerais sobre os mais diversos trabalhos científicosGuia de normalização para referências e citações (Universidade Estadual de Campinas)Normas para apresentação de trabalhos científicos (Universidade Federal do Paraná)Manual de normalização (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)Estrutura do trabalho acadêmico (Universidade Estadual Paulista)
2. Artigo científicoManual de elaboração de projeto, artigo e outras regras básicas (Universidade Federal do Tocantins)Como elaborar um artigo científico? (Universidade Federal de Santa Catarina)Orientações sobre artigo de acordo com normas oficiais pela professora Eliana Maria Garcia (Universidade de São Paulo)
Confira um modelo padrão de estrutura de um artigo (Intercom)
Videoaulas: curso sobre escrita científica com o professor Valtencir Zucolotto (Universidade de São Paulo)
Confira um modelo padrão de estrutura de um artigo (Intercom)
Videoaulas: curso sobre escrita científica com o professor Valtencir Zucolotto (Universidade de São Paulo)
3. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e monografia de graduação ou de pós-graduação (especialização ou MBA)Recomendações para elaboração da monografia (Universidade de São Paulo)Manual para normalização de TCC (Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro)Instruções para elaboração de monografia (Inmetro)
Modelo completo de TCC (Universidade Estadual de Londrina)
Modelo de projeto de monografia (Universidade do Vale do Itajaí)Videoaula: sobre as partes que compõe a monografia com o professor Fábio Maiomone (Universidade Católica de Santos)
Videoaula: "Aprenda a fazer o seu TCC" com o professor José Carlos Abreu (Fundação Getúlio Vargas)
Modelo completo de TCC (Universidade Estadual de Londrina)
Modelo de projeto de monografia (Universidade do Vale do Itajaí)Videoaula: sobre as partes que compõe a monografia com o professor Fábio Maiomone (Universidade Católica de Santos)
Videoaula: "Aprenda a fazer o seu TCC" com o professor José Carlos Abreu (Fundação Getúlio Vargas)
4. Pré-projeto e projeto de pesquisa para seleção de cursos de pós-graduação
Modelo de projeto de pesquisa para candidatos ao mestrado (Universidade Federal de Santa Maria)
Modelo básico de projeto de pesquisa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Como elaborar um projeto de pesquisa (Universidade de São Paulo)Roteiro para pré-projeto de pesquisa (Universidade Federal do Ceará)
Modelo de projeto de pesquisa para candidatos ao mestrado (Universidade Federal de Santa Maria)
Modelo básico de projeto de pesquisa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Como elaborar um projeto de pesquisa (Universidade de São Paulo)Roteiro para pré-projeto de pesquisa (Universidade Federal do Ceará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário