Ford Mustang Mach 2,
o projeto de um “pony car” com motor central
O Ford Mustang Mach 2 foi desenhado por Gene Bordinat, implementando
ideias de sucesso dos automóveis dos anos 60 e inspirado nos automóveis GT de
competição, com motor central, como um sucessor do Shelby Cobra, sendo que este
mesmo foi inspirado no seu design. O engenheiro chefe era Royston Lunn, o mesmo
que projectou o GT40.
Este protótipo foi apresentado no Salão de Chicago de 1967 e incorpora bastantes componentes do Mustang tradicional, como a suspensão frontal, os travões e o motor. O chassis também foi herdado do Mustang, mas era mais curto, principalmente na frente, onde foi adicionado um subchassis tubular. Tem um design que misturava o espírito de competição europeu com o “músculo” americano. Tem um capot bastante longo e as proporções de um Mustang, apesar da diferente colocação do motor. Não era propriamente uma ideia descabida, já que a General Motors apresentou vários Corvette de motor central, dando os seus frutos, pois em 2019 a Chevrolet apresentou o novo Corvette com motor central. Este protótipo foi produzido pela Kar Karft, de Brighton, Michigan.
Este automóvel estava equipado com ar condicionado, janelas laterais fixas, com uma pequena abertura. A suspensão era toda independente, sendo a traseira de trailing arm, em combinação com dois tirantes laterais. Tinha também amortecedores Koni ajustáveis em dureza. Os travões eram de disco na frente e de tambor na traseira, retirados do Ford Galaxie. A carroçaria era em fibra de vidro e alumínio, a sua produção era feita à mão.
Este protótipo foi apresentado no Salão de Chicago de 1967 e incorpora bastantes componentes do Mustang tradicional, como a suspensão frontal, os travões e o motor. O chassis também foi herdado do Mustang, mas era mais curto, principalmente na frente, onde foi adicionado um subchassis tubular. Tem um design que misturava o espírito de competição europeu com o “músculo” americano. Tem um capot bastante longo e as proporções de um Mustang, apesar da diferente colocação do motor. Não era propriamente uma ideia descabida, já que a General Motors apresentou vários Corvette de motor central, dando os seus frutos, pois em 2019 a Chevrolet apresentou o novo Corvette com motor central. Este protótipo foi produzido pela Kar Karft, de Brighton, Michigan.
Este automóvel estava equipado com ar condicionado, janelas laterais fixas, com uma pequena abertura. A suspensão era toda independente, sendo a traseira de trailing arm, em combinação com dois tirantes laterais. Tinha também amortecedores Koni ajustáveis em dureza. Os travões eram de disco na frente e de tambor na traseira, retirados do Ford Galaxie. A carroçaria era em fibra de vidro e alumínio, a sua produção era feita à mão.
O motor, como já foi dito em cima, era o mesmo do Mustang vendido ao público, o 4.7L V8, mas era montado na zona central do automóvel, atrás dos bancos da frente. Tinha um compressor volumétrico, a admissão ao carburador era ligeiramente mais alta, para debitar 271 cv. Está acoplado a uma caixa de cinco velocidades, da ZF, numa posição transaxle. O radiador continuou a morar na frente do veículo e peso total do automóvel era de 1202 Kg.
Infelizmente o Mustang Mach 2 nunca passou para a fase de produção e muito menos para a competição. Foi mostrado em vários salões até 1970. Segundo consta a Ford gastou 150 mil dólares a desenvolver este protótipo e demorou dois anos a desenhar e construí-lo. Oficialmente a Ford confirma que só fez um exemplar, mas vários relatos dizem ter existido pelo menos dois.
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