Há cerca de 50 anos, a 20 de Julho de 1969, os primeiros Homens chegaram à Lua. Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin pisaram o satélite natural do nosso planeta, e foi como um sonho cumprido para toda a população mundial. A ida à Lua foi imposta por John F. Kennedy, em 1961, com o objectivo a ser cumprido até ao final da década.
Mas a década de 60 foi marcada por vários assassínios, pela Guerra do Vietnam, vários protestos, e a missão Apollo 11 trouxa união, principalmente para os americanos.
A chegada à Lua foi vista em todo o mundo, atraves da televisão, por cerca de 500 milhões de pessoas, e a frase de Armstrong ficou mundialmente conhecida “um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade”.
Quando Armstrong, Aldrin e o piloto da Apollo 11 Michael Collins aterraram no Oceano Pacífico, a 24 de Julho de 1969, foram rotulados como heróis.
Após ficarem em quarentena durante 21 dias, de modo a ter a certeza que não haviam contraído nenhuma doença perigosa, eles percorreram o globo, em modo de festejo, passando por 24 países e 27 cidades, durante 45 dias.
Mas o que vem ao caso são os automóveis e o Chevrolet Corvette era o automóvel de eleição dos astronautas dos anos 60. Isto porque, Alan Shepard tornou-se o primeiro americano a ir ao Espaço, a 5 de Maio de 1961, sendo ele um aficionado do Corvette, Ed Cole, presidente da General Motors, ofereceu-lhe um Corvette de 1962. Isto criou um mau estar, tanto na GM como na NASA, porque esta proibia que os seus astronautas fizessem qualquer tipo de publicidade.
Foi então que Jim Rathmann encontrou uma solução. Rathmann foi o vencedor da Indianapolis 500 de 1960 e era dono de um concessionário Chevrolet e Cadillac em Melbourne, na Florida, não muito longe do Kennedy Space Center. Ele convenceu Ed Cole a alugar aos astronautas dois Chevrolet por um dólar ao ano.
Os astronautas de missão Mercury tiraram logo vantagem disso e seis deles alugaram uma carrinha familiar e um Corvette.
Alguns Corvette tiveram direito a cores especiais, como os Corvette de 1969 entregues aos astronautas da Apollo 12 (Charles “Pete” Conrad, Richard Gordon e Alan Bean) e os Corvette de 1971 da Apollo 15 (Dave Scott, Jim Irwin e Alfred Worden).
Todos estes Corvette voltavam ao concessionário de Rathmann ao final de um ano, sendo vendidos ao público. Actualmente só se conhece o paradeiro de alguns deles.
Um coleccionador texano possuiu três Corvette dos astronautas, o Corvette Coupe de 1969 utilizado por Bean, o Corvette azul de 1971 de Scott e o Corvette branco de 1971 de Worden.
Estes três Corvette estão em exposição no National Corvette Museum, em Bowling Green, pelo menos até amanhã, dia 30 de Julho. Outro Corvette dos astronautas também está no museu, o Corvette Convertible de 1968 utilizado por Alan Shepard.
Tal como os seus sucessores, os astronautas da Apollo 11 também tiveram direito a um Corvette cada um.
Tal como os seus sucessores, os astronautas da Apollo 11 também tiveram direito a um Corvette cada um.
O Corvette Sting Ray de 1967 que Armstrong alugou a Rathmann dois anos antes de pisa a Lua. Foi comprado por um funcionário da NASA após Armstrong o ter entregue no concessionário e está agora na posse de um polícia reformado Joe Crosby, que o adquiriu em 2012, em mau estado, sendo submetido a um restauro.
Aldrin gostava mais de automóveis europeus e teve vários enquanto manteve o seu Corvette. No final dos anos 50, quando esteve ao serviço da Força Aérea, comprou um Austin-Healey Sprite na Alemanha, lavando-o para os EUA.
Aldrin gostava mais de automóveis europeus e teve vários enquanto manteve o seu Corvette. No final dos anos 50, quando esteve ao serviço da Força Aérea, comprou um Austin-Healey Sprite na Alemanha, lavando-o para os EUA.
Quando deixou a NASA adquiriu um Saab e, posteriormente, fez um teste ao Volkswagen Beetle de 1972.
Já Collins não se sabe do seu gosto automóvel, mas também tirou bastante partido do seu Corvette, durante o ano em que esteve na sua posse.
Estes homens serão lembrados, não pelos seus automóveis, mas sim pela histórica missão que levaram a cabo com sucesso, sendo os primeiros a pisar o Lua, feito que ficará para sempre marcado na História da Humanidade.
Já Collins não se sabe do seu gosto automóvel, mas também tirou bastante partido do seu Corvette, durante o ano em que esteve na sua posse.
Estes homens serão lembrados, não pelos seus automóveis, mas sim pela histórica missão que levaram a cabo com sucesso, sendo os primeiros a pisar o Lua, feito que ficará para sempre marcado na História da Humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário