ARQUIVO DO BLOG

◘ PILOTO DANILO MOURA ► HERÓI BRASILEIRO DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

Essa é a foto do Piloto Danilo Moura, em seu P-47 Thunderbolt. 

O herói de guerra Brasileiro que sobreviveu percorrendo 450km em 30 dias em território inimigo após ser abatido, durante a segunda guerra mundial. 

Um exemplo de coragem, perseverança e ousadia para chegar às linhas aliadas.

Em 4 de fevereiro de 1945, depois de realizar sua 11ª missão, Danilo foi abatido por uma artilharia antiaérea nazifascista próximo a cidade italiana de Treviso. 

No pouso brusco com o paraquedas, ele teve sua boca e língua machucadas. Impossibilitado de falar corretamente, o tenente fez exatamente o contrário do que tinha sido orientado a fazer em caso de perigo, utilizou as vias principais, cumprimentava os soldados inimigos no caminho, utilizando seu rosto machucado como desculpa para não responder as perguntas que apareciam. 

Abrigou-se em estábulos ou onde conseguia se instalar, pedindo comida, algo quente para beber e cigarros, nas casas dos colonos por onde passava.

Após a queda, Danilo foi recepcionado por um jovem italiano que o ajudou oferecendo abrigo, comida e roupas civis. 

Já amigo do garoto, Danilo prometeu que voltaria após a guerra, entregando-lhe seu paraquedas. 

O tenente passaria por dentro da cidade de Podova, onde encontrou muitos soldados italianos e alemães. 

Ninguém desconfiou que aquele homem malvestido, machucado e magro, poderia ser um inimigo.

Sua segunda grande ajuda pelo caminho, veio de um lenhador italiano, um Partisan, da resistência popular italiana, que o reconheceu como soldado aliado e o ajudou, lhe dando uma bicicleta velha para percorrer seu trajeto.

De bicicleta, ele continuou a sua saga, passando por ao menos dois quartéis generais das forças alemãs, cruzando com tanques e soldados na estrada. 

Prosseguindo com sua audácia, cumprimentava a todos acenando e sorrindo, com a boca cheia de sangue e feridas. Não foi parado uma única vez, chegando à base brasileira. 

Dado como morto, sua recepção foi feita em festa pelos soldados e oficiais brasileiros.

Terminada a guerra, Danilo voltou para ver o jovem que o ajudou quando ele caiu. Seu paraquedas, teve a seda transformada em vestido de noiva para a irmã do garoto. 

O lenhador que lhe deu uma bicicleta nunca mais foi encontrado. Sua espetacular fuga virou uma lenda entre os militares brasileiros e uma história de superação para soldados de outras nações.

Seus feitos foram transformados em uma ópera pelos colegas, chamada de a Ópera do Danilo, que é encenada todo ano no Dia 22 de abril, Dia da Aviação de Caça.

Texto Luiz Zanfelici.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS