Charles F. Taylor criou uma espécie de automóveis fascinantes, mas que, infelizmente, não tiveram o desenvolvimento devido, nem os fundos necessários para a sua produção em série.
Taylor já era um inventor conceituado, antes de desenvolver estes automóveis. Inventou as primeiras esferas cerâmicas, que ainda hoje são utilizadas, para a produção de pigmentação na tinta.
Durante a década de 40 trabalhou para a International Harvester.
Posteriormente trabalhou para a Morse Chain, onde
desenvolveu sistemas de transmissão e caixas de velocidades para automóveis,
patenteando duas versões de caixas automáticas.
A produção dos automóveis de uma roda foi
desenvolvida durante os anos 60, mas era já uma ideia que remonta a 1939.
O
condutor ficava sentado no meio, onde tinha um grande volante, retirado de
tractores, montado numa secção rectangular, onde estava o motor, o giroscópio,
o banco do condutor e vários outros instrumentos e controlos para fazer o
automóvel movimentar-se.
Taylor produziu vários protótipos totalmente funcionais, registou patentes e
até chegou a demonstrar um dos protótipos ao Pentágono.
O mais incrível de tudo, é que estes automóveis não utilizavam nenhum sistema sofisticado para se manterem equilibrados, é tudo desenvolvido mecanicamente, atingindo uma estabilidade impressionante, tanto em linha recta como em curva.
A estabilidade era o grande problema dos automóveis de uma roda, mas Taylor aplicou um giroscópio ligado ao volante, fazendo a estrutura inclinar-se, de modo a virar para a esquerda ou para a direita.
É possível que Taylor tenha implementado uma
turbina para evitar que o veículo de inclinasse muito para a frente, numa
travagem, no entanto, os dados são escassos.
Apesar destes automóveis serem pouco práticos, também a falta de
desenvolvimento ajudou a isso, do ponto de vista da engenharia são
absolutamente fascinante.
Ao longo dos anos várias foram as pessoas que tentaram recriar automóveis idênticos aos do Charles F. Taylor.
Com a Berkeley Engineering Division a fazer um extenso trabalho de pesquisa, para perceber de que forma estes automóveis se movimentavam, com sistemas puramente mecânicos.
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