Os projetistas londrinos Azusa Murakami e Alexander Groves, doStudio Swine, construíram uma fundição móvel para processar latinhas de alumínio recolhidas na cidade de São Paulo e com isso criar móveis e outros objetos úteis e comercializáveis, e mostram como fazer em um vídeo encomendado pelo Coletivo Amor de Madre.
Catadores independentes dão conta de mais de 80% da coleta de lixo reciclável da capital paulista, e a iniciativa da produção do vídeo foi uma forma de mostrar como esses bravos “garimpeiros” podem valorizar o seu material, transformando o lixo em produtos.
A dupla recolheu latas descartadas de um vendedor ambulante; óleo de cozinha usado em feira que serviu como combustível para fundir o alumínio; areia em canteiro de obras para criar moldes e assim por diante — de forma que todo o material utilizado foi criado a partir de objetos recolhidos nas ruas.
Cerca de 60 latinhas de alumínio foram transformadas em um banquinho criativo. Ao longo do filme, foram feitos quatro banquinhos, tendo sido usados como moldes uma folha de palmeira, o fundo de uma cesta, pedações de tijolos de ventilação, tubos plásticos e até um boné. ”Ao contrário dos móveis de alumínio convencionais, cada um destes são únicos e expressivos”, disse um dos designers. “Fabricados no local, materiais efêmeros encontrados nas ruas transformam-se em objetos de metal, fornecendo ao mesmo tempo um retrato da ruas”.
As sobras da produção foram doadas e a fundição improvisada permanece em São Paulo, onde o projeto vai continuar com uma nova série de produtos e móveis feitos em uma favela. A ideia dos designers é que catadores possam compartilhar o forno e aumentar significativamente a quantidade de dinheiro que podem obter com os materiais que recolhem.
Os designers sugerem que, com o forno, catadores podem lançar pequenos itens para vender como lembranças na Copa de 2014 ou dos Jogos Olímpicos de 2016.
O vídeo Can City (que pode ser traduzido como “cidade de lata” mas cujo título contém igualmente as palavras “cidade pode”) é uma produção de Juriaan Booij e tem trilha sonora é a música AvalancheStar Slinger, de Balckbird Blackbird.
Nenhum comentário:
Postar um comentário