Cientistas conceberam um novo mapa das profundezas dos oceanos através de dados captadas por satélite. Nele podem observar-se montanhas até agora completamente desconhecidas da comunidade científica.
Os investigadores utilizaram dados obtidos através de medidores de gravidade do chão oceânico através de equipamentos a bordo do satélite CryoSat-2, da agência espacial europeia (ESA), e do Jason-1, da NASA, para obter informação geológica sobre as profundezas no mar com um detalhe, segundo afirmam, nunca antes conseguido.
«Os medidores revelaram a topografia e toda a tectónica do fundo do mar», disse David Sandwell, geofísico do Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, que conduziu o estudo, publicado na revista Science.
«A verdade é que conhecíamos mais sobre a topografia de Marte do que do fundo dos oceanos na Terra», acrescentou Muller.
«O desaparecimento do avião MH370 da Malaysia Airlines levou-nos a concluir que pouco ou nada sabemos sobre as profundezas do oceano.»
O mapa revela toda a camada sob a água, bem como estruturas abaixo dela, além de fendas, vales e montanhas, tudo isto desde o Golfo do México até Angola.
Além do conhecimento científico que estes novos dados podem fornecer, o mapa poderá ter aplicações militares e até mesmo o propósito de exploração de petróleo, acrescentou o cientista.
Fonte: DD
Nenhum comentário:
Postar um comentário