Luxo e história
São Paulo - A Rolex manteve-se como a marca de relógios suíços mais valiosa do mundo, segundo ranking anual elaborado pela consultoria de branding BV4, de Zurique.
Avaliada em 5,57 bilhões de dólares, a grife é seguida pela Cartier, que ocupa o segundo lugar com 3,23 bilhões de dólares.
A Omega segue de perto e completa o pódio, com valor de 3,19 bilhões.
A imagem dos ateliês relojoeiros suíços originou marcas com identidades únicas e força no mercado de luxo.
As integrantes da lista atraem consumidores dipostos a desembolsar em torno de R$ 100 mil em nome da qualidade dos produtos.
Confira as 20 marcas de relógios suíços mais valiosas do mundo.
Luxo e história
1/22Divulgação
São Paulo - A Rolex manteve-se como a marca de relógios suíços mais valiosa do mundo, segundo ranking anual elaborado pela consultoria de branding BV4, de Zurique. Avaliada em 5,57 bilhões de dólares, a grife é seguida pela Cartier, que ocupa o segundo lugar com 3,23 bilhões de dólares. A Omega segue de perto e completa o pódio, com valor de 3,19 bilhões.
A imagem dos ateliês relojoeiros suíços originou marcas com identidades únicas e força no mercado de luxo. As integrantes da lista atraem consumidores dipostos a desembolsar em torno de R$ 100 mil em nome da qualidade dos produtos. Confira as 20 marcas de relógios suíços mais valiosas do mundo.
1. Rolex
2/22Divulgação
Valor de marca: 5,57 bilhões de dólares
Variação: 11%
A Rolex é a líder mundial de relógios-de-pulso de luxo. Ela está sediada em Genebra, na Suíça, mas se baseia em 4.000 relojoeiros em mais de 100 países. É da empresa a assinatura do primeiro relógio à prova d’água do mundo, lançada em 1926. Alguns dos atletas mais famosos ostentam produtos da marca, como Roger Federer e Tiger Woods. Segundo dados da empresa, são vendidos em média 700 relógios por ano no Brasil.
Variação: 11%
A Rolex é a líder mundial de relógios-de-pulso de luxo. Ela está sediada em Genebra, na Suíça, mas se baseia em 4.000 relojoeiros em mais de 100 países. É da empresa a assinatura do primeiro relógio à prova d’água do mundo, lançada em 1926. Alguns dos atletas mais famosos ostentam produtos da marca, como Roger Federer e Tiger Woods. Segundo dados da empresa, são vendidos em média 700 relógios por ano no Brasil.
3/22Divulgação/Cartier
Valor de marca: 3,23 bilhões de dólares
Equilibrando força histórica com visão para o futuro, a Cartier permanece como a casa de luxo que é "conhecida por muitos, de propriedade de poucos, e sonho para todos". Para ter um relógio Cartier, como o modelo Santos 100 Turbilhão Flutuante (peça feita de ouro branco, com cristais de safiras e pulseira de couro de crocodilo), é preciso desembolsar a partir de R$ 247.300,00.
Equilibrando força histórica com visão para o futuro, a Cartier permanece como a casa de luxo que é "conhecida por muitos, de propriedade de poucos, e sonho para todos". Para ter um relógio Cartier, como o modelo Santos 100 Turbilhão Flutuante (peça feita de ouro branco, com cristais de safiras e pulseira de couro de crocodilo), é preciso desembolsar a partir de R$ 247.300,00.
4/22Divulgação
Valor de marca: 3,19 bilhões de dólares
Uma das gigantes da relojoaria, a Omega conquistou um reconhecimento da marca em todo o mundo, e até fora dele. O famoso Speedmaster Professional "Moonwatch 'acompanhou a tripulação da Apollo 11 à Lua em 1969 e tornou-se o primeiro e único relógio a ser usado na superfície lunar. Os produtos da empresa são conhecidos por seu design icônico e precisão.
Uma das gigantes da relojoaria, a Omega conquistou um reconhecimento da marca em todo o mundo, e até fora dele. O famoso Speedmaster Professional "Moonwatch 'acompanhou a tripulação da Apollo 11 à Lua em 1969 e tornou-se o primeiro e único relógio a ser usado na superfície lunar. Os produtos da empresa são conhecidos por seu design icônico e precisão.
4. Patek Philippe
5/22Divulgação
Valor de marca: 1,68 bilhões de dólares
“Nunca somos donos de um Patek Philippe. Apenas o guardamos para a geração seguinte”, afirma um ditado comumente associado à marca. A Patek não está entre as mais vendidas do mundo no segmento de relógios - prefere a exclusividade para poucos que podem pagar o caríssimo preço de seus produtos. A empresa mantém níveis de produção deliberadamente baixos, e teve entre clientes famosos os cientistas Albert Eistein e Marie Curie.
“Nunca somos donos de um Patek Philippe. Apenas o guardamos para a geração seguinte”, afirma um ditado comumente associado à marca. A Patek não está entre as mais vendidas do mundo no segmento de relógios - prefere a exclusividade para poucos que podem pagar o caríssimo preço de seus produtos. A empresa mantém níveis de produção deliberadamente baixos, e teve entre clientes famosos os cientistas Albert Eistein e Marie Curie.
6/22Divulgação
Valor de marca: 1,18 bilhões de dólares
Num território dominado por história e tradição, a Swatch acrescentou inovação e modernidade ao mapa dos relógios suíços. Nascida em 1983, a marca associou-se ainda a moda e design contemporâneos. Seus relógios são, muitas vezes, coloridos e utilizam como estampa elementos da cultura pop. Os relógios da marca têm preço médio entre R$ 190,00 e R$ 705,00, muito mais em conta que outros relógios suíços, que custam, em média, de R$ 5 mil para cima.
Num território dominado por história e tradição, a Swatch acrescentou inovação e modernidade ao mapa dos relógios suíços. Nascida em 1983, a marca associou-se ainda a moda e design contemporâneos. Seus relógios são, muitas vezes, coloridos e utilizam como estampa elementos da cultura pop. Os relógios da marca têm preço médio entre R$ 190,00 e R$ 705,00, muito mais em conta que outros relógios suíços, que custam, em média, de R$ 5 mil para cima.
6. TAG Heuer
7/22Divulgação
Valor de marca: 928 milhões de dólares
Variação: 11%
Variação: 11%
Tradicional patrocinadora do automobilismo, a marca conquistou visibilidade global. A TAG Heuer é também a responsável por introduzir o uso de dispositivos de temporização para as corridas da Fórmula 1. Fundada em 1860 na cidade suíça de St. Imier por Edouard Heuer, a marca produz modelos que ultrapassam facilmente o valor de R$ 200 mil, como o Mikrogirder 10000.
8/22Divulgação
Valor de marca: 801 milhões de dólares
Variação: -5%
Variação: -5%
De Maria Antonieta à Winston Churchill, a Breguet ficou famosa por ser escolha de clientes ilustres. Fundada em 1775 por Abrahan Breguet, a empresa é uma das mais antigas no ramo. É dela a invenção de mecanismo que compensa a influência da gravidade nas peças dos relógios. Seus modelos ultrapassam facilmente o preço de R$ 150 mil.
9/22Divulgação
Valor de marca: 794 milhões de dólares
A International Watch Company está no ramo desde 1868. Uma das suas linhas mais famosas é a Portuguese Family, com inspiração náutica e criada para homenagear os “navegantes e desbravadores”. O modelo Portuguese Sidérale Scafusia custa impressionantes R$ 1,7 milhão. Feito somente sob encomenda, possui, na mesma peça, uma carta celeste, as coordenadas geográficas, a hora solar, a hora sideral, bem como um mostrador que apresenta o período diurno, noturno e do crepúsculo.
A International Watch Company está no ramo desde 1868. Uma das suas linhas mais famosas é a Portuguese Family, com inspiração náutica e criada para homenagear os “navegantes e desbravadores”. O modelo Portuguese Sidérale Scafusia custa impressionantes R$ 1,7 milhão. Feito somente sob encomenda, possui, na mesma peça, uma carta celeste, as coordenadas geográficas, a hora solar, a hora sideral, bem como um mostrador que apresenta o período diurno, noturno e do crepúsculo.
9. Longines
10/22Divulgação
Valor de marca: 790 milhões de dólares
Variação: -2%
A Longines tem sido um dos pilares da indústria de relojoaria desde 1832 e é conhecida pelos modelos voltados para o público femino, com linhas como as DolceVita e PrimaLuna. A marca de relógios foi oficialmente registrada por Ernest Francillon anos mais tarde, em 1880, juntamente com o seu tradicional logotipo, uma ampulheta alada.
Variação: -2%
A Longines tem sido um dos pilares da indústria de relojoaria desde 1832 e é conhecida pelos modelos voltados para o público femino, com linhas como as DolceVita e PrimaLuna. A marca de relógios foi oficialmente registrada por Ernest Francillon anos mais tarde, em 1880, juntamente com o seu tradicional logotipo, uma ampulheta alada.
10. Chopard
11/22Divulgação
Valor de marca: 751 milhões de dólares
Variação: -5%
Nada melhor para alimentar o glamour do que se tornar um amuleto para o alto escalão de celebridades hollywoodianas, certo? A Chopard ganhou fama de atrair sorte para os indicados do Oscar, que todos os anos reforçam a tradição subindo ao tapete vermelho com relógios e acessórios da marca - e saem com uma estatueta dourada. É o pouco conhecido “Clube de Vencedores do Oscar da Chopard”. Entre os integrantes estão o ator Colin Firth e as atrizes Kate Winslet, Penelope Cruz e Charlize Theron.
Variação: -5%
Nada melhor para alimentar o glamour do que se tornar um amuleto para o alto escalão de celebridades hollywoodianas, certo? A Chopard ganhou fama de atrair sorte para os indicados do Oscar, que todos os anos reforçam a tradição subindo ao tapete vermelho com relógios e acessórios da marca - e saem com uma estatueta dourada. É o pouco conhecido “Clube de Vencedores do Oscar da Chopard”. Entre os integrantes estão o ator Colin Firth e as atrizes Kate Winslet, Penelope Cruz e Charlize Theron.
11. Audemars Piguet
12/22Divulgação
Valor de marca: 688 milhões de dólares
Variação: -1%
Audemars Piguet é um dos gigantes incontestáveis do mundo da relojoaria. A marca começou a produzir relógios mecânicos em 1875, e hoje, é talvez mais famosa por seus relógios desportivos da linha Royal Oak. O original foi o primeiro em aço inoxidável reconhecido como de luxo - uma proposta impensável em 1972, mas agora comum. O piloto Rubens Barichello é um de seus garotos-propaganda.
Variação: -1%
Audemars Piguet é um dos gigantes incontestáveis do mundo da relojoaria. A marca começou a produzir relógios mecânicos em 1875, e hoje, é talvez mais famosa por seus relógios desportivos da linha Royal Oak. O original foi o primeiro em aço inoxidável reconhecido como de luxo - uma proposta impensável em 1972, mas agora comum. O piloto Rubens Barichello é um de seus garotos-propaganda.
12. Jaeger-LeCoultre
13/22Divulgação/Jaeger-LeCoultre
Valor de marca: 681 milhões de dólares
Variação: -4%
Celebrando 180 anos de aniversário ano passado, a grife ficou famosa por modelos, como a linha Reverso, que tornou-se icônica. Inspirada na palavra latina "retorno", sua mais famosa criação foi anunciada em 1931 como um relógio capaz de sobreviver à choques e turbulências típicas do jogos como o pólo. Considerado um clássico do estilo Art Deco, a Reverso é fabricada até hoje.
Variação: -4%
Celebrando 180 anos de aniversário ano passado, a grife ficou famosa por modelos, como a linha Reverso, que tornou-se icônica. Inspirada na palavra latina "retorno", sua mais famosa criação foi anunciada em 1931 como um relógio capaz de sobreviver à choques e turbulências típicas do jogos como o pólo. Considerado um clássico do estilo Art Deco, a Reverso é fabricada até hoje.
13. Piaget
14/22Divulgação
Valor de marca: 642 milhões de dólares
Variação: -1%
A Piaget é conhecida por suas linhas voltadas ao público feminio, apostando em design delicado e com detalhes em pedras, cristais e ouro. A cantora Rihanna é uma de suas garotas-propagands recentes. Os modelos podem ser encontrados com preços entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.
Variação: -1%
A Piaget é conhecida por suas linhas voltadas ao público feminio, apostando em design delicado e com detalhes em pedras, cristais e ouro. A cantora Rihanna é uma de suas garotas-propagands recentes. Os modelos podem ser encontrados com preços entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.
14. Vacheron Constantin
15/22Divulgação
Valor de marca: 583 milhões de dólares
Variação: -6%
Fundada em 1755, a marca formou, ao lado da Patek Philippe e da Audermars Piguet, um grupo que ficou conhecido como a Trindade dos relógios suíços do século XX. Alguns de seus modelos produzidos no começo do século passado são fabricados até hoje.
Variação: -6%
Fundada em 1755, a marca formou, ao lado da Patek Philippe e da Audermars Piguet, um grupo que ficou conhecido como a Trindade dos relógios suíços do século XX. Alguns de seus modelos produzidos no começo do século passado são fabricados até hoje.
15. Tissot
16/22Divulgação
Valor de marca: 556 milhões de dólares
Variação: 9%
Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os "inovadores por tradição" da Tissot criaram uma gama de relógios versáteis, para quem procura uma peça suíça de qualidade sem gastar cifras exageradas. A maioria dos itens pode ser encontrado em preços abaixo dos R$ 5 mil.
Variação: 9%
Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os "inovadores por tradição" da Tissot criaram uma gama de relógios versáteis, para quem procura uma peça suíça de qualidade sem gastar cifras exageradas. A maioria dos itens pode ser encontrado em preços abaixo dos R$ 5 mil.
16. Rado
17/22Divulgação
Valor de marca: 385 milhões de dólares
Variação: -2%
Desde 1957, a Rado tem estado na vanguarda do design, e em 1962 apresentou o primeiro relógio à prova de riscos. Desde então, a empresa tornou-se conhecido pela utilização de materiais como cerâmica de alta tecnologia, e também a produção de "o relógio mais resistente do mundo" - o V10K.
Variação: -2%
Desde 1957, a Rado tem estado na vanguarda do design, e em 1962 apresentou o primeiro relógio à prova de riscos. Desde então, a empresa tornou-se conhecido pela utilização de materiais como cerâmica de alta tecnologia, e também a produção de "o relógio mais resistente do mundo" - o V10K.
17. Girard-Perregaux
18/22Divulgação
Valor de marca: 380 milhões de dólares
Variação: -7%
No mercado desde 1791, a marca ganhou inúmeros fãs inveterados ao longo dos anos. Seru fundador, Constant Girard, produziu a primeira grande produção comercial de relógios de pulso, feita para oficiais da Marinha alemã.
Variação: -7%
No mercado desde 1791, a marca ganhou inúmeros fãs inveterados ao longo dos anos. Seru fundador, Constant Girard, produziu a primeira grande produção comercial de relógios de pulso, feita para oficiais da Marinha alemã.
18. Hublot
19/22Divulgação
Valor de marca: 348 milhões de dólares
Variação: 10%
A marca, apesar de jovem, conquistou o 18º lugar da lista. Tudo começou em 1980 quando Carlo Crocco criou o primeiro Hublot em ouro e pulseira de borracha natural preta. Pela primeira vez na história da relojoaria, uma matéria preciosa ousou ser combinada à borracha. O "sacrilégio" logo conquistou fãs ardorosos do conforto proporcionado.
Variação: 10%
A marca, apesar de jovem, conquistou o 18º lugar da lista. Tudo começou em 1980 quando Carlo Crocco criou o primeiro Hublot em ouro e pulseira de borracha natural preta. Pela primeira vez na história da relojoaria, uma matéria preciosa ousou ser combinada à borracha. O "sacrilégio" logo conquistou fãs ardorosos do conforto proporcionado.
19. Baume&Mercier
20/22Divulgação
Valor de marca: 344 milhões de dólares
Variação: -7%
A Baume & Mercier é uma das marcas pioneiras no conceito de "luxo acessível", cm a criação de relógios suíços de qualidade que não custam cifras astronômicas. A coleção da marca se concentra em torno de quatro linhas : Capeland, Classima, Hampton e Linea. Este último é uma coleção de peças desenhadas exclusivamente para as mulheres. A empresa adotou a letra grega "Phi" como logotipo no ano de 1964.
Variação: -7%
A Baume & Mercier é uma das marcas pioneiras no conceito de "luxo acessível", cm a criação de relógios suíços de qualidade que não custam cifras astronômicas. A coleção da marca se concentra em torno de quatro linhas : Capeland, Classima, Hampton e Linea. Este último é uma coleção de peças desenhadas exclusivamente para as mulheres. A empresa adotou a letra grega "Phi" como logotipo no ano de 1964.
20. Breitling
21/22Divulgação
Valor de marca: 332 milhões de dólares
Variação: 2%
A Breitling possui ligações estreitas com o mundo da aviação. O logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão, quem são alguns dos seus mais fiéis seguidores: os pilotos. O ator John Travolta, que tem como principal paixão a aviação, é o principal garoto-propaganda da marca suíça. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre R$ 2.2 mil e R$ 45 mil, sem contar as edições limitadas e especiais.
Variação: 2%
A Breitling possui ligações estreitas com o mundo da aviação. O logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão, quem são alguns dos seus mais fiéis seguidores: os pilotos. O ator John Travolta, que tem como principal paixão a aviação, é o principal garoto-propaganda da marca suíça. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre R$ 2.2 mil e R$ 45 mil, sem contar as edições limitadas e especiais.
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