O vício do cigarro é causa de vários males. Além do desconforto de quem está ao redor, a fumaça tragada diretamente aos pulmões pode levar a casos de doenças respiratórias e até câncer.
Com conhecimento deste fato, muitos tentam parar de fumar, mas sem sucesso, em parte porque a nicotina (e várias outras substâncias das quais compõem o cigarro) é viciante, exigindo muito mais do que vontade para deixar de fumar.
No entanto, uma receitinha simples pode ajudar a largar o vício do cigarro, claro, se o fumante assim quiser. Tomar o chá, sem nenhum a intenção de abandonar o fumo, não vai dar em nada.
Você vai precisar de:
· Quatro folhas de tanchagem (ou tansagem, como alguns preferem)
· Quatro xícaras de água
Modo de Preparo:
Ferva a água,desligue o fogo e acrescente as folhas de tanchagem. Deixe descansar, abafado, por dez minutos.
Posologia
Na primeira semana, tome quatro xícaras por dia: uma hora antes do café, antes do almoço, antes do jantar e antes de dormir.
Na segunda semana diminua a dose tomando apenas três xícaras, na terceira, duas xícaras e na quarta, apenas uma xícara diária.
Espera-se que após este período, já se tenha largado o cigarro. Caso isso não ocorra, pode repetir o tratamento.
Informações Adicionais
Tanchagem para parar de fumar
Esta é uma receita natural para quem quer parar de fumar com remédio caseiro.
Mas ainda assim, existem outras formas de parar de fumar, como técnicas de acupuntura auricular, adesivo de nicotina, e laser.
O laser promete parar de fumar de uma vez só, já na primeira aplicação.
O SUS disponibiliza tratamento para parar de fumar, procure o centro de saúde mais próximo para mais informações.
Os benefícios de parar de fumar são imensos e de conhecimento geral, mas é sempre bom relembrar os malefícios do cigarro para que você tenha vontade de procurar o método mais fácil para você conseguir alcançar seu objetivo de se livrar do cigarro.
Doenças Causadas pelo Cigarro
O cigarro pode reduzir a vida do fumante em até dez anos se comparado a de um não-fumante.
O ato de fumar reduz o fluxo sanguíneo, aumentando o esforço do coração em bombear o sangue, e no caso dos homens causa impotência sexual.
E ainda reduz o colesterol bom que é o responsável por levar as toxinas para serem metabolizadas.
Com tudo isso aumenta a pressão arterial e as chances de infarto. Nas mulheres o risco de trombose por uso de anticoncepcionais aumenta muito. Cerca de 25% do AVC são causados por causa do uso do cigarro.
Fumar aumenta os radicais livres e reduz a liberação de oxigênio para as células, fazendo que haja um envelhecimento precoce e faz a pele ficar feia e cheia de rugas. Causa irritação nos olhos, garganta.
Por conter mais de 40 substâncias cancerígenas, o cigarro aumenta o risco de câncer de boca, traqueia, faringe e laringe, esôfago entre outros. E no caso do pulmão, os fumantes tem risco 20 vezes maior.
As doenças respiratórias são mais fáceis de acometer os fumantes. Como asma, bronquite, enfisema (DPOC), tosse e chiado.
Fumar ainda causa doenças na gengiva, gastrite, refluxo e aumenta os riscos de catarata. Para as mulheres ainda pode causar infertilidade e no caso das grávidas o risco de aborto aumenta.
Benefícios em Parar de Fumar
Parar de fumar simplesmente vai cortar esses problemas todos listados acima.
Muita gente quer dicas para parar de fumar e ajudar alguém a parar de fumar.
Conhecer os males é uma boa forma de tomar consciência do mal e procurar um tratamento eficaz.
Parar de fumar proporciona mais resistência física e disposição (condicionamento físico), melhora a pele, e melhora em alguns casos até a participação social.
Muita gente quer saber se parar de fumar engorda ou emagrece.
Grande parte das pessoas realmente engorda na primeira fase quando largam o cigarro, isso acontece pois primeiro a ansiedade aumenta o apetite e acaba-se comendo mais mesmo.
Outra questão citada por ex fumantes é que eles antes não sentiam o gosto da comida e não tinham mais prazer em comer, e parando de fumar voltaram a sentir o cheiro e gosto dos alimentos, dando mais prazer em comer.
Sintomas de Abstinência do Cigarro
Parar de fumar é o que muitos desejam, mas nem todos conseguem, pois parar de fumar pode causar no início certos sintomas de abstinência, ou como alguns dizem "efeitos colaterais".
Mas é importante lembrar que os dois primeiros dias são os piores, e depois as crises vão ficando menos fortes.
Nos primeiros dias é comum crises de ansiedade, tremores, suores, fome além do normal, rotina de idas ao banheiro alterada, insônia ou o contrário (hipersonia) e muita agressividade.
Com o passar dos dias a vontade de fumar não vai passar mas as crises de abstinência vão melhorar e vai ficar mais fácil lidar com esta decisão.
Então uma boa dica, é avisar às pessoas do seu convívio da sua intenção de parar de fumar para que elas possam compreender o que você vai passar.
Outra dica é tentar parar de fumar no período de férias já que toda sua rotina já será alterada mesmo.
Mas é importante saber que em média a pessoa vai deixar de ter vontade de fumar, e esquecer de vez o cigarro após seis meses.
Infelizmente o vício é algo crônico e manter sempre a vigilância pois os riscos de recaída são grandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário