SAÚDE ► BENEFÍCIOS DO PEPINO


 
12 razões pelas quais o pepino não deveria faltar na sua dieta

Tão delicioso quanto nutritivo e saudável. O pepino cuida dos rins e da pele, regula os níveis de colesterol e ajuda a perder peso. Precisa de mais razões para consumi-lo? Saiba mais neste artigo.
12 razões pelas quais o pepino não deveria faltar na sua dieta
 

        Já foi comprovado que os vegetais são uma rica fonte de nutrientes e que garantem a proteção do organismo contra vários tipos de doenças. Hoje queremos destacar o pepino, um alimento cultivado em muitos lugares do mundo devido à sua versatilidade e capacidade nutricional.

        Podemos encontrá-lo em diversos tamanhos, formas e cores, mas a maioria coincide em ser uma fonte natural de água, fibras, vitaminas e muitas outras substâncias que beneficiam a saúde ao serem ingeridas.

        Em quase todas as épocas do ano podemos encontrá-los frescos no mercado e são perfeitos para incorporar em saladas, sucos e muitas outras receitas.

Neste artigo queremos compartilhar 12 razões pelas quais todas as pessoas deveriam considerá-lo um ingrediente imprescindível em seus planos alimentares. Você gosta de comer pepino?

1. Ajuda a perder peso

Benefícios do suco de pepino

        As pessoas que buscam melhorar sua dieta para perder alguns quilos poderão encontrar no pepino um de seus melhores aliados.

        Dado seu alto teor de água, é um dos vegetais com menor índice calórico que se pode encontrar: uma xícara cheia tem apenas 13 calorias. No lugar de calorias, é rico em fibras e antioxidantes que melhoram a digestão e todas as funções que ajudam na perda de peso.

        Seu consumo proporciona uma forte sensação de saciedade, que serve para controlar a ansiedade de comer a todo instante.

2. Serve para hidratar o corpo

        Seu elevado teor de água e sais minerais é uma solução perfeita contra os sintomas derivados da desidratação.

3. O pepino desintoxica o organismo

        O consumo de pepino cru ou em sucos é uma solução simples contra o excesso de toxinas no organismo.

        Ingeri-lo estimula a função dos órgãos purificadores do corpo, como o fígado e os rins, e simplifica o processo de desintoxicação do sangue.

4. Faz bem para as articulações

Pepino faz bem para dores no joelho

        Seu significativo teor de silício o transforma num grande aliado da saúde das articulações. Esta substância fortalece os tecidos conectivos e reduz o risco de transtornos graves, como a gota e a artrite.

5. Diminui os níveis de colesterol

        Por ser rico em água e esteróis, o pepino é eficaz no tratamento dos altos níveis decolesterol. Ele inibe sua oxidação nas artérias e diminui as chances de que sofram obstruções graves ao longo do tempo.

6. Combate a prisão de ventre

        As fibras naturais e a água presentes no pepino são a combinação prefeita para impulsionar o trânsito intestinal e aliviar a prisão de ventre.

        Seu consumo melhora os processos digestivos e lubrifica as fezes, para facilitar sua expulsão.

7. Acelera a recuperação da pele

Benefícios do pepino

        O pepino contém vitamina E, além de ter uma boa capacidade de regular o pH natural da pele, fazendo com que seja um bom remédio contra as queimaduras solares e as cicatrizes.

        Os antioxidantes favorecem a regeneração celular e mitigam os danos causados pelos radicais livres.

8. Melhora a saúde renal

        Tanto o pepino puro quanto seu suco são adequados para combater a retenção de líquidos e expulsar as substâncias que formam cálculos renais.

        Destacamos seu poder para reduzir a presença de ácido úrico no corpo, uma substância que, em excesso, produz graves doenças.

9. Cabelos e unhas saudáveis

        O pepino também é um aliado da beleza. Seu alto teor de silício e enxofre fortalece o cabelo e as unhas, para que cresçam brilhantes e saudáveis.

10. Mantém o hálito fresco

        Os fitoquímicos contidos no pepino atuam contra as bactérias que causam infecções bucais e mau hálito.

        Mastigar um pedaço de pepino durante 15 ou 20 minutos refresca as gengivas e diminui a presença de patógenos.

11. Regula a pressão arterial

        As fibras, o magnésio e o potássio contidos no pepino são essenciais para regular os níveis de pressão arterial.

        Tanto a hipertensão quanto a hipotensão podem ser tratadas de forma naturalcom o consumo regular deste vegetal.

12. O pepino é anticancerígeno

        O pepino contém três tipos de lignanas, que estão relacionadas à prevenção de vários tipos de cânceres. Seu consumo reduz o risco de:

– Câncer de mama
– Câncer de ovário
– Câncer de útero
– Câncer de próstata

        É incrível que um vegetal tão comum e delicioso possa oferecer tantos benefícios ao organismo. Bem… por isso é o quarto vegetal mais colhido em todo o mundo. Aproveite e inclua-o já na sua dieta!

​ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRINCIPAIS TÓPICOS DA ENTREVISTA COM ALEX COLLIER:

Principais tópicos resumidos da cessão de perguntas e respostas do Alex Collier:   1º) Alex Collier conta que acredita que entre 85% a ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS