A menos que o açúcar esteja visível na superfície do alimento, não há como saber se ele está lá ou não. Se você não consegue encontrá-lo no nome do produto, procure nos ingredientes. Você poderá ver termos como frutose (açúcar de frutas), lactose (açúcar dos laticínios), glicose, sucralose, etc. Como regra geral, se termina em "ose", é um carboidrato simples, que você deve evitar.
Alimentos que contêm carboidratos complexos:
- Ervilhas, milho, feijão-fava, batatas, feijão, lentilhas, batata-doce, mandioca, grão-de-bico, etc.
- Grãos como aveia, farelo de aveia, cevada e trigo (incluindo massas, pães, biscoitos, etc.).
O grupo dos grãos divide-se em refinado ou integral:
Bran – É a parte externa do grão, a casca, que fornece a maior quantidade de fibras, vitamina B e minerais.
Germe – É a camada seguinte, que contém vitamina E e ácidos graxos.
Endosperma – É a polpa do grão, composta principalmente de amido.
Quando você ouve falar em "grãos integrais", normalmente, significa grãos não refinados e que contêm as três camadas. Se você comer apenas grãos refinados, perde os benefícios do bran e do germe.
RECOMENDADO: Carboidratos complexos e ricos em fibras
Fibras digestivas vêm exclusivamente das plantas. Portanto, você não irá obtê-las dos laticínios, ovos, carne, peixe, etc. Fibras são partes das plantas que o organismo não consegue digerir e são muito comuns em frutas, vegetais, nozes, grãos integrais e legumes.
Recomenda-se que adultos consumam 25-30 gramas de fibras por dia, mas muitos de nós ingerimos apenas a metade. As fibras auxiliam no processo digestivo, expelindo toxinas do corpo e também proporcionando uma sensação de saciedade prolongada.
Você encontra carboidratos ricos em fibras em:
- Legumes
- Arroz integral
- Massa de farinha de trigo integral
- Grãos integrais – procure por aqueles que contêm 3g de fibras por porção.
- Pães integrais – procure pães feitos com farinha de trigo ou de aveia integral.
Geralmente, uma boa fonte de fibras irá conter 2,5g - 4,9g de fibras por porção, e as melhores fontes conterão 5g ou mais. É importante hidratar-se bem quando consumir alimentos ricos em fibras, pois elas absorvem líquidos e podem causar desidratação.
Índice glicêmico é um sistema que classifica os carboidratos conforme o seu efeito no nível de açúcar no sangue. Quanto maior for o valor glicêmico, mais rapidamente ele irá afetar o nível de glicose no seu sangue. Recomenda-se evitar alimentos com alto índice glicêmico. Os carboidratos complexos e ricos em fibras, assim como os grão integrais, possuem, em média, nível glicêmico mais baixo, fazendo com que sejam mais indicados para consumo.
Fonte: Ilana K.
Nenhum comentário:
Postar um comentário