OPALA ◘ PRECIOSIDADE DO SERTÃO GANHA O MUNDO.

Ernesto de Souza

Pedra brasileira alcança prestígio internacional e amplia os negócios de ourives em Pedro II, no Piauí

por Hanny Guimarães | Fotos: Ernesto de Souza
Sobre a pedra bruta de onde são extraídas, estãos expostas gemas de opala (esq.) e peças já lapidadas que serão usadas em joias (dir.)

A paisagem árida do interior do Piauí esconde a riqueza que a região oferece. Em Pedro II, no norte do estado, no entanto, ela está estampada já no portal da cidade, onde se lê que o lugar é a "terra da opala".

Essa pedra preciosa, ainda pouco valorizada no país, movimenta a economia local e chega a render para os 
ourives até R$ 70 mil por mês.

O município tem a única reserva de gemas nobres de opala no Brasil, que é a segunda maior do mundo –a primeira está na Austrália, que explorou minas brasileiras na década de 1970. Afastada a desorganização e a mineração desenfreada, a cidade tomou as rédeas do negócio e foram criadasassociações ligadas ao garimpo e à lapidação, estruturando o mercado da pedra.
Ernesto de Souza
Juscelino Souza, há 24 anos como lapidário em Pedro II, no Piauí

O lapidário Juscelino Araújo Souza, pioneiro no segmento de joalherias, conta que quando começou, há quase 24 anos, o setor não estava organizado. "Tinha a pedra, mas não tinha quem fizesse o trabalho", diz.

A falta de mão de obra especializada o estimulou a abandonar as feiras livres, onde era ambulante, e procurar um curso de lapidação promovido pelo governo na época. Em 1992, Juscelino inaugurou a primeira empresa de lapidação de Pedro II e, em 2000, implantou ali uma área dedicada à joalheria.

Exportação e mercado interno

Assim como a empresa de Juscelino, outras 30 se estabeleceram na região. Atualmente, elas são responsáveis pelo beneficiamento de 5 quilos de pedra bruta por mês, que resultam em 30 quilos de joias, já com valor agregado da prata ou do ouro utilizados na confecção das peças.

 Cerca de 30% das opalas garimpadas são de alta qualidade e seguem para exportação, movimento que chega a render até R$ 500 mil anuais para lapidários do município.

Os principais compradores são os Estados Unidos e a Alemanha, além de França e Suíça, que também valorizam o produto.

Os 70% restantes ficam na região de Pedro II e são utilizados na produção de joias artesanais comercializadas no próprio Nordeste e em alguns estados brasileiros.

Para reconhecer uma gema de valor é preciso estar atento à intensidade de cores que ela apresenta.

Quanto maior o jogo de cores, mais valiosa é a pedra. A opala pode ser classificada, em ordem decrescente, como extra, média, fraca ou leitosa. Os garimpeiros chegam a vender as mais preciosas por até R$ 200 o grama, enquanto o grama da opala comum vale cerca de R$ 5.

Indicação Geográfica

Segundo estimativas dos garimpeiros, ainda há jazidas inexploradas na região. Hoje existem cerca de 30 minas locais, e estudos sugerem que apenas 10% da reserva foi explorada. Com a organização do setor, as associações receberam o suporte que faltava para se desenvolverem. Em 2005, foi criado o Arranjo Produtivo da Opala, projeto que ajudou a reestruturar o mercado das pedras de Pedro II.
Ernesto de Souza
Peças feitas em mosaico utilizando resíduos da lapidação de opala
Marcelo Morais, coordenador dos trabalhos, afirma que o negócio está mais orientado e hoje aspira até aoregistro do selo de Indicação Geográfica, que já está em análise pelo Instituto Nacional da PropriedadeIndustrial (Inpi). A expectativa é de que até o fim do ano a indicação acompanhe o nome das opalas da cidade.

Juscelino, que também é o presidente da Associação para a Indicação Geográfica da Opala, diz que com a
obtenção do selo a demanda deverá aumentar, o que pode elevar o preço final da joia em até 30%.

Enquanto aguardam reconhecimento nacional, as associações se preparam para criar uma escolaprofissionalizante que começará a funcionar ainda em 2011.

"O espaço irá atender o aumento da produção e oferecer formação para os jovens do município", afirma.
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