◘ COMETA 41P FARÁ SUA MAIOR APROXIMAÇÃO COM A TERRA DESDE SUA DESCOBERTA.


Um cometa icónico passará próximo à Terra neste fim de semana, à tempo para o Dia das Mentiras. 

Que, reconhecidamente, soa um pouco suspeito, mas nós prometemos que não é uma brincadeira de primeiro de abril, como o recente bait da luz verde na internet.


O CometA 41P/Tuttle-Giacombini-Kresák aparece junto da galáxia espiral barrada NGC 3198 nesta foto tirada pelo astrofotógrafo Chris Schur em 14 de março. 

Na época, o cometa verde brilhante, estava a cerca de 16 milhões de milhas da Terra. Este "cometa do dia da mentira" fará sua aproximação mais próxima  no 1º de abril, passando dentro de 22 milhões de quilómetros da Terra. 

NGC 3198, também conhecido como Herschel 146, pode aparecer por perto, mas fica a 47 milhões de anos-luz de distância na constelação da Ursa Maior.


Cometa 41P/ Tuttle-Giacobini-Kresak foi detectado pela primeira vez em 1858, e circunda o Sol a cada 5,5 anos. 

Este ano, estará fazendo o sobrevoo mais próximo da Terra desde a sua descoberta, permitindo-nos captar um vislumbre sem precedentes, uma vez que amplia uma distância muito segura de cerca de 21.200 mil quilómetros (13,2 milhões de milhas).

Isso é uma distância de 0.14AU, ou um pouco mais de um décimo da distância entre a Terra e o Sol.

Astrónomos amadores do hemisfério norte e alguns do hemisfério Sul (na região próxima ao equador) com pequenos telescópios e até mesmo binóculos, terão a chance de ver o cometa a partir de pontos de vista escuros entre o anoitecer e o amanhecer a partir de agora até meados de abril, quando ele atravessar as estrelas das constelações Ursa Maior e Draco.

Mas a 1 de Abril, a visualização será particularmente boa, com o cometa no seu ponto mais próximo à Terra desde a sua descoberta a mais de 150 anos.

Localização do cometa nos céus do Nordeste

Se morar mais distante da linha do equador, ou o seu local está em más condições de tempo, não se preocupe, pode ver o fenómeno ao vivo aqui (ou abaixo) através dos telescópios do Slooh dos seus telescópios nas Ilhas Canárias, a partir de Sexta-feira, 31 Março, 9:30 horário de Brasília (sábado 01 de abril, 00:30 TMG).

Então, o que está à espera para ver? Bem, ao contrário do cometa verde que riscou o céu no início deste ano, o cometa 41P não é particularmente deslumbrante. 

Cometa 41P, como é conhecido, pertence a um grupo de cometas conhecidos como cometas de Júpiter, que foram captados pela gravidade enorme do planeta, e estão agora em órbita entre o Sol e o gigante gasoso.

Ele também não é particularmente grande - geralmente aparece no céu nocturno como um boloído difuso de luz, não mais brilhante do que um objecto de magnitude 8, o que significa que é apenas tão visível quantoNeptuno no céu nocturno, e é aproximadamente 50 vezes demasiado fraco para ser visto a olho nu.

Bons binóculos ou pequenos telescópios serão necessários para captá-lo, bem como uma noite escura, limpa e sem lua.

Mas, este ano poderia fornecer uma oportunidade excepcional - os cientistas estão prevendo que o cometa possa sofrer uma explosão dramática no seu brilho à medida que se aproxima do Sol

Isto aconteceu em Maio de 1973, pouco antes do cometa chegar ao periélio - seu ponto mais próximo do Sol.

Inesperadamente, o brilho do cometa subiu 10 magnitudes, o que significava que se tornou 10.000 vezes mais brilhante ao longo de alguns dias, tornando-se visível a olho nu.

"Ninguém sabe ao certo porque o cometa abruptamente queimou-se em 1973, mas uma análise cuidadosa de abordagens recentes ao Sol em 1995, 2001 e 2006 sugerem que explosões no brilho tendem a ocorrer em torno do tempo que o cometa está passando mais próximo do Sol", explica o astrónomo Joe Rao, do Planetário Hayden, em Nova York, para Space.com.

A boa notícia é que este ano, o periélio ocorre a 12 de abril, apenas um pouco mais de uma semana depois dele se aproximar da Terra, o que significa que poderia estar na loja para outro evento brilhante.

Quão dramática será, ou se ele vai ocorrer em todos, é uma incógnita.

Em todo caso, vamos vê-lo a partir do conforto de nossos sofás graças ao Slooh.

Ademais, a aparição do cometa uma boa desculpa para escapar de toda a loucura da internet no Dia das Mentiras, com alguma perspectiva muito necessária sobre a vasta escala do nosso Sistema Solar, e todos os objectos fascinantes que viajam através dele.

Ler mais AQUI

​ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MED BED & REPLICADOTOR DE SKYE (KELLY)

  Últimas informações sobre Medbed & Replicator de Skye (Kelly): terça-feira, 26 de novembro de 2024 27/11/2024      Este é um resumo e ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS