☼ AS 10 MELHORES CAPAS AMERICANAS EM 2010 ☼

10+ de 2010 – II  Seu José (Pantone 021U)

Como prometemos anteriormente, aqui está mais um ranking: o das melhores capas de revistas e jornais norte-americanos de 2010, eleitas pelo badalado jornal Advertising Age.

Ameaçadas de extinção, as revistas impressas continuaram a oferecer grandes imagens nas bancas e outras exclusivas para seus fiéis assinantes.
ELLE_Janeiro: Lady GagaPensar em publicar uma capa com Lady Gaga pode parecer fácil, dada a sua relevância e fama mundial atual. Mas o potencial que ela oferece e, claro, o excesso de "capas Gaga" concorrentes nas bancas provavelmente a tornam mais difícil que a maioria. Embora a edição de banca da Elle mostrasse uma Gaga tão "normalizada" que ela poderia ter sido qualquer pessoa, esta versão em preto e branco, só para assinantes, insinua todos os matizes da personalidade coloridíssima da estrela pop.
THE ATLANTIC_Maio: Fat NationO editor Marc Ambinder descreveu a própria luta contra o peso para falar sobre a América, onde, segundo ele, quatro em cada dez pessoas podem ser obesas em 2015, e o aumento de doenças crônicas subirá os custos dos cuidados com saúde.

A ilustração de Alex Ostroy, que mostra uma Estátua da Liberdade, é um pouco desconfortável, muito direta e totalmente eficaz.
THE NEW YORKER_05 de julho: After Escher: Gulf Sky and Water
Muito inteligente e visualmente elegante usar como inspiração o artista M.C. Escher nesta capa sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México.

A ilustração de Bob Staake mostra a ligação entre o oceano e a extensão do ecossistema que depende de sua saúde.
CLEVELAND_ Plain Dealer_09 de julho: Gone.
Aqui está uma página de jornal que superou muitas capas de revista deste ano, invocando a clássica estética de George Lois da era Esquire para registrar o adeus de um LeBron James irritado com o seu fracasso em conseguir o título da NBA para o time do Cleveland Cavaliers.
NEW YORK_02 de agosto: Is James Franco For Real?Uma técnica simples, mas surpreendentemente bem-sucedida para comunicar que James Franco – ator, artista conceitual e estudante de graduação – é estranho e engraçado: colocar sua foto deitada, de lado.
TIME_09 de agosto: What Happens if We Leave Afghanistan
A imagem é dura o suficiente para fazer você se perguntar se ela explora seu personagem, seus leitores, ou ambos.

Mas o retrato – de uma mulher afegã de 18 anos de idade que foi condenada a ter seu nariz e orelhas cortadas depois que fugiu da família de seu marido abusivo – reflete uma realidade que é dura.

"Eu preferi enfrentar os leitores e mostrar o tratamento que o Taliban dá às mulheres do que ignorá-lo," escreveu no editorial o editor Rick Stengel.
BLOOMBERG BUSINESSWEEK_09 de agosto-agosto 15: Back So Soon?Aqui, mais uma exibição de grande design gráfico que se tornou uma agradável rotina nas capas da Bloomberg Businessweek.

Uma alegoria sobre o pacote de cobertura do governo Obama em cortes de impostos da era George W. Bush.

Quando se consegue ser engraçado e visualmente interessante sobre um tema como política fiscal, pode-se ter certeza que se está fazendo a coisa certa.
THE NEW YORKER_11 de outubro: Discovering AmericaUma única e triste imagem na capa do especial da The New Yorker, o Money Issue, mostra um casal refletindo sobre suas contas, enquanto sua filha brinca com dinheiro de mentirinha no chão.

O gibi com a história ilustrada por Chris Ware, que mostra um retrato convincente deste momento da economia norte-americana, continua em encarte desdobrável duplo no interior da revista.
WIRED_Novembro: 100% NaturalA revista recebeu muitas críticas por usar a imagem de um colo anônimo com a chamada de capa "100% Natural" para anunciar a descoberta de uma nova técnica em engenharia para refazer os tecidos da mama.

Seria tão difícil para a Wired colocar simplesmente uma mulher na capa para mostrar a eficiência do novo método, sua tecnologia ou negócio? Claro que não.

Mas foi o olhar da arte que ilustrou perfeitamente o que se imagina ou o que se almeja que a reparação de mama com células-tronco possa fazer na reposição, na melhora e na reconstrução de órgãos danificados. Ao mesmo tempo, o diálogo que se estabeleceu entre a revista e os seus críticos foi um bônus positivo.
HARPER'S BAZAAR_Dezembro: Katy Perry
É uma capa marcante – como a capa de Elle Gaga de janeiro, é uma edição só para assinantes, o que significa não ter do que reclamar de todas as chamadas (abaixo) que uma edição em banca necessita –, inspirada em uma capa ícone da
Vogue America de1950, um close-up da modelo Jean Patchett.

Não há como saber se os lábios de Katy Perry, incrustados com 150 cristais vermelhos Swarovski irão se tornar um clássico – apesar de alguns vips e celebridades fashion receberem edições com cristais de verdade -, mas eles são uma maneira festiva de iluminar uma capa de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

LULA NA VERDADE É O MADURO NO PLANTALTO.

  Além de todas as evidências de que Lula foi um dos principais aliados da ditadura chavista desde sua instalação — chegando ao ponto de env...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS