☼HISTORIA = Costa e Silva hesitou meses antes do AI-5 ☼

  Costa Silva hesitou meses antes do AI-5 

A partir de hoje, todas as atas de reuniões do Conselho de Segurança Nacional na época do regime militar poderão ser lidas na internet. O Globo mostra que, no 41º encontro do conselho, entre 11 e 16 de julho de 1968, o presidente Artur da Costa e Silva demonstrou hesitação diante dos apelos de seus colegas militares para fechar o cerco de vez aos movimentos "subversivos".

 "A ditadura jamais será uma solução para o Brasil", disse Costa e Silva na reunião. "Entendo, como revolucionário, que qualquer ato fora da Constituição no momento será uma precipitação. Será, como se diz, um avanço no escuro sem necessidade. Mais uma vez serei acusado de imobilismo, mas a situação continuará como está." Como a história mostra, Costa e Silva, sempre visto como um linha-dura, acabou dobrando-se à pressão da caserna e decretou o AI-5 cinco meses depois, inaugurando o período mais repressivo do regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

O CONCORDE BRASILEIRO.

  Da era de ouro dos automóveis fora-de-série brasileiros, na década de 1970, restaram algumas obras-primas quase desconhecidas até mesmo en...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS