ARQUIVO DO BLOG

Gripe em recém nascido é coisa séria!


 Por Patrícia Maldonado | Mãe de Salto Alto –  Thinkstock

Atenção: a gripe, doença comum agora no outono/inverno, é perigosíssima nessa faixa etária
Divido isso com vocês depois de ter duas péssimas experiências na família. Primeiro minha afilhada e sobrinha pegou uma gripe fortíssima com um pouco mais de um mês de idade e foi super super difícil de tratar. Lembro do nervosismo da minha cunhada e das idas e vindas as hospital. Hoje a Júlia está ótima, mas sofreu muito, fez muita fisioterapia respiratória, emagreceu e encheu os pais de preocupação.
O segundo caso estou vivendo nesse momento com a minha pequena Maitê. No final de semana a Nina estava gripada e eu fiz exatamente o que os médicos orientam: evitei que ela pegasse na mãozinha da irmã, que desse beijos, que ficasse muito próxima, enfim. De nada adiantou. Nina melhorou e Maitê ficou doentinha.
Os sintomas apareceram ainda no domingo: dificuldades para respirar,  consequentemente para mamar, irritação, olhos lacrimejando, nariz e peito carregados e febre. O primeiro alerta de que as coisas estavam piorando foi esse, aliás: febre. Minha pediatra orienta que acima de 37,2 já é uma pré-febre, e motivo de atenção. Maitê chegou a 38 e nos deixou bastante apreensivos.
Fui ao hospital com ela. Os médicos medicaram, fizeram inalação e pediram atenção com relação à febre. Ela melhorou, mas à noite a irritação e a febre voltaram (por que essas coisas pioram a noite??).
No dia seguinte repeti a inalação de uma em uma hora, medi a temperatura todo o tempo, limpei o nariz com soro. De nada adiantou. No fim da tarde, mais febre e dificuldade pra respirar. Voltei ao hospital. Mais medicação, mais inalação e ela sofrendo, cansada de fazer esforço para respirar.
Foi aí que entrou a fisioterapeuta respiratória. Algumas manobras depois ela estava bem melhor. Mas, se não melhorasse, ficaria internada. Pelo que eu entendi, o risco de uma gripe num recém-nascido evoluir pra um quadro mais sério é enorme. Se Deus quiser, a Maitê vai sair dessa em muito breve. Mas fica o alerta pra outras mães.
Primeiro: evite contato com pessoas gripadas/resfriadas. Se mesmo assim a gripe chegar, atenção para os sintomas. Na dúvida, corra para o hospital mais próximo. Com certeza os médicos vão avaliar melhor o caso e vão ajudar o bebezinho a se recuperar mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS