Após bater o recorde de vendas no mercado brasileiro em 2011, com 1.134 unidades importadas, a Porsche inaugura seu calendário de lançamentos com os pés no chão diante da nova realidade estabelecida para os modelos importados. "Acredito que haverá um recuo de 30% nas vendas até o final do ano.
É esperada uma retomada no segundo semestre, mas se conseguirmos manter o ritmo do ano passado, será ótimo. Não há expectativa de crescimento em razão do aumento do IPI", previu Marcel Visconde, durante a apresentação oficial do novo 911 Carrera S.
A sétima geração (991) do esportivo começará a ser vendida neste sábado (21) e, pela primeira vez, serão lançadas as versões Coupé (R$ 639 mil) e Cabriolet (R$ 699 mil) ao mesmo tempo.
A Stuttgart, importadora da marca no País, espera contabilizar 50 unidades do cupê e 15 do conversível até o final do ano.
O modelo, lançado durante o Salão de Frankfurt, em setembro passado, sofreu atualizações visuais e mecânicas. Disponível apenas na configuração esportiva S, inicialmente, é equipado com um motor de 3,8 litros com câmbio automatizado PDK de sete velocidades.
De acordo com Visconde, o consumidor brasileiro prefere pagar pela versão mais cara e mais potente, portanto, a configuração convencional dependerá da demanda para ser importada.
Na Europa, a montadora comercializa o modelo com a inédita caixa manual de sete marchas (a última atua velocidade como overdrive). Em função da pouca procura, no entanto, só estará disponível no Brasil por encomenda.
Novo carro, mas com a mesma identidade
Apesar de não ter sofrido uma grande transformação estética, o que manteve a identidade do lendário modelo lançado na década de 60, 90% dos componentes da linha 2012 são novos para oferecer mais desempenho e economia de combustível.
Além disso, o novo 911 está mais comprido, mais baixo (o que resultou na abertura do teto solar para fora) e mais leve. Com as mudanças, a versão com câmbio automatizado vai do 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima é de 302 km/h.
Visualmente, os famosos farois circulares são mais côncavos, enquanto as lanternas ficaram mais estreitas. Os retrovisores externos saem agora da porta e não mais da janela. Na cabine, há um pouco mais de espaço para os que insistirem em pegar uma carona nos dois bancos de trás: o entre-eixos cresceu 10 cm. Entre as inovações, o modelo conta com o sistema start/stop, que desliga o motor quando o veículo está parado para salvar combustível.
Durante o teste drive em uma pista particular, todas as atualizações tecnológicas e mecânicas foram colocadas à prova. Mesmo abusando da condição de estar em um circuito, o esportivo mantém a carroceria no lugar, sem desvio de trajetória. A combinação entre tração traseira, 400 cv de potência e 44,8 mkgf de torque é auxiliada por dois sistemas que tornam a condução ainda mais esportiva: a sport e a sport plus, acionados por meio de um botão no console.
No primeiro caso, a relação de marcha muda, fazendo com que o conta giros suba mais para a troca de marcha. No segundo, quase toda configuração mecãnica do carro é modificada: suspensão mais rígida, freios mais sensíveis, além de atuar na relação de marcha. Tudo é resumido na sonoridade que sai do escapamento: no modo esportivo, o ronco consegue deixar a brincadeira na pista ainda mais vibrante.
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