ARQUIVO DO BLOG

Brasil envia tropas para conter ação de militares na fronteira com a Bolívia


publicado em 28/04/2012 às  

Militares bolivianos invadiram terras e incendiaram casa na cidade de Capixaba (AC)

Bianca Bibiano, do R7
    Casa queimada
  • Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Acre
Casa queimada mostra como foi ação de militares bolivianos
O Exército Brasileiro enviou uma tropa de dez soldados para a cidade de Capixaba (AC), que fica na fronteira com a Bolívia e tem cerca de 200 famílias. 
De acordo com Nilson Mourão, secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, a ação foi necessária porque, há uma semana, um grupo de cerca de dez soldados bolivianos entrou na cidade, incendiou casas e ameaçou brasileiros que vivem na região da fronteira.

— Foi uma ação ilegal, pois nenhuma tropa estrangeira pode entrar em terras brasileiras sem notificar o Itamaraty.






 
 Em entrevista ao R7, Mourão disse que a situação está sendo normalizada com a ajuda do Exército brasileiro e também da Polícia Federal. 

— O encarregado de negócios da Embaixada do Brasil em La Paz, Eduardo Sabóia, já foi à La Paz, capital boliviana, para entregar um documento de protesto com a investida dos militares. 

Segundo Mourão, um acordo entre os dois países, firmado durante o governo Lula, estabelecia um prazo para que as famílias que vivem na fronteira com a Bolívia fossem deslocadas para outras terras, já que a legislação boliviana não permite que estrangeiros vivam a menos de 50 quilômetros de sua fronteira. 

— O prazo se esgota no final de 2012, por isso, não era necessário uma ação militar para amedrontar as famílias. Um caso como esse teria de ser resolvido por meio de comunicados entre os governos. 

Mourão afirma que cerca de mil famílias vivam nas áreas de fronteira, mas garante que o processo de retirada já está em andamento. 
— O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já descolou 180 famílias para novas terras e acabou de tomar posse de uma área que deverá absorver outras 200. 

Até o momento, o Ministério das Relações Exteriores ainda não recebeu resposta do governo boliviano sobre denúncias de maus-tratos, invasão de casas, morte de gado e expulsão de brasileiros por parte de militares da Bolívia na região de fronteira com o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS