Parar de fumar envolve lidar com muita ansiedade, agitação, nervosismo e fome constante (pelo menos, é isso que parece!). Com as nossas dicas e a sua determinação, você vai conseguir se livrar desse vício tão nocivo à sua saúde. Parabéns pela decisão! Vale a pena todo esforço e sacrifício, sua saúde agradece!
Mudar de hábito
Sabemos que o cigarro causa dependência da nicotina, mas também do hábito defumar, do ritual: pegar a carteira de cigarros, tirar um, acender e ficar ali tragando, enquanto pensa na vida, normalmente tomando um cafezinho. Para alguns, o cigarro representa ainda uma “companhia”, quase um amigo.
Quando se decide parar de fumar, além da abstinência da nicotina, sentimos falta desse ritual e é nesse momento que, muitas vezes, começamos a comer, a beliscar desenfreadamente para preencher o vazio.
Desintoxicando o organismo
Os primeiros dias são os mais difíceis, o corpo leva tempo para se desintoxicar e diminuir as crises de abstinência. Sua dieta pode ajudar e muito! Capriche no consumo de frutas e vegetais que vão ajudar a “limpar” o seu organismo, varrerradicais livres e toxinas, sem se esquecer da importância de ingerir bastante água, sucos e chá (sem cafeína) e dar preferência aos alimentos integrais.
Nessa fase evite alimentos ricos em cafeína como café, refrigerante, chocolate e chá preto, e também álcool, que pode levar a uma recaída.
A prática de uma atividade física pode ser uma aliada valiosíssima! Já pensou? em uma só tacada, você se livra do cigarro, investe em uma alimentação saudável e ainda cria o hábito de se exercitar. Ninguém vai te segurar, e sua qualidade de vida vai dar um salto olímpico!
Sugestões de beliscos
Faça pequenas porções de petiscos para o dia como mix de castanhas e frutas secas, tomatinho cereja, cenourinha baby, maçã, salada de frutas, iogurte e leite desnatados, barrinhas de cereais, etc. Em casa, faça palitos de cenoura e pepino e mergulhe-os em uma mistura de limão, sal e azeite, fica uma delícia!
Na linha dos diets, aproveite das gelatinas, flans, balas e chicletes. Essas guloseimas podem te ajudar a passar pela fase de transição.
Por uma ótima causa
Muitas pessoas adiam a decisão por medo de engordar. Acreditamos que seja possível parar de fumar sem engordar, mas se acontecer de ganhar uns quilinhos, não tem tanto problema assim. Afinal, seu ganho ao alcançar sua meta vai ser infinitamente maior. E você vai ficar mais segura e confiante para estabelecer e atingir outros objetivos.
Nos momentos mais difíceis, pense que a sua decisão vai lhe permitir usufruir com saúde dos benefícios alcançados, e saiba que poderia ser bem pior: por uma imposição médica depois de um infarto ou AVC, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário