Nós todos sabemos que o louva-a-deus é um predador habilidoso (ou um bicho horrível e assustador, dependendo do seu nível de medo de insetos), capazes de sorrateiramente derrubar uma variedade de presas com seus reflexos velozes e patas dianteiras extremamente fortes. Se você quiser alguns exemplos espetaculares de emboscadas desses insetos em todos os tipos de animais, vá até o YouTube. Não será difícil encontrar uma infinidade de vídeos, incluindo lutas com ratos e cobras.
Aqui está um exemplo incrível. Este ousado louva-a-deus decidiu caçar beija-flores. Para isso, se acomodou em um bebedouro e ficou esperando a oportunidade aparecer. Veja o que acontece:
Como o ser-humano que estava filmando resolveu se intrometer, não dá para saber ao certo qual seria o fim da luta, mas alguns relatos antigos mostram que este não é um comportamento isolado. Um artigo na revista americana Biological Reviews em 1982, intitulado “Os artrópodes que se alimentam de vertebrados”, afirma que estes insetos são capazes de pegar pequenos beija-flores; no entanto, diz também que as observações reais não são conclusivas devido ao fato de que todos os pássaros foram libertados por “ornitólogos em causa”. Isso significa que, mais uma vez, não sabemos se os beija-flores poderiam ter escapado sozinhos, deixando o irritado louva-a-deus com fome.
Há também alguns relatos registrados de testemunhas oculares mais recentes em que os observadores não intervieram e deixaram a natureza seguir seu curso. O site Bird Watcher’s Digest apresenta o relato de um homem que descreve como seu filho viu um louva-a-deus rapidamente pegar um beija-flor e empalar a vítima no peito com sua pata dianteira. O inseto então começou a morder a carne do beija-flor morto até ficar satisfeito – as fotos no link são por sua própria conta e risco.
Beija-flores podem ser incrivelmente ágeis e fazerem suas belas acrobacias no ar, mas parece que às vezes até estas aves ultra rápidas não são páreo para o louva-a-deus. Sorte a nossa que nós somos muito grandes para esses insetos macabros. Eu acho. Mais alguém está sentindo um arrepio? [IFL Science]
Nenhum comentário:
Postar um comentário