○ RIO-PRETENSES FAZEM SUCESSO AO "REINVENTAR" OS ARMAZÉNS

emporio STA_TEREZINHA
Ambiente aconchegante e variedade de produtos são um convite à experimentação

Um novo nicho de mercado começa a ganhar força em Rio Preto e com ares bem mais sofisticados. 

Os empórios ou armazéns que comercializam gêneros alimentícios e bebidas, estabelecimentos tradicionais especialmente em cidades menores, ganharam uma nova roupagem, se modernizaram e hoje conseguem atrair os mais variados consumidores que buscam desde produtos clássicos, como doces caseiros, a bebidas importadas e cortes especiais de carnes, a um local diferente e aconchegante para fazer um happy hour.

A cidade tem pelo menos quatro grandes lojas do tipo: Empório Santo Antônio, Santa Madonna Pescados e Armazém Gourmet, Empório Santa Therezinha e em breve será inaugurado o Empório Santo Expedito. 

Todos esses locais se orgulham de comercializar produtos diferenciados, com qualidade e muitos deles exclusivos. 

Sem contar no resgate que se propõem a fazer do conceito dos antigos empórios ou armazéns, com preocupação com a arquitetura, decoração do ambiente, disposição dos produtos e um atendimento mais próximo do cliente.

Aurélio Grisi e Monalisa Grisi - Santa Madonna

O casal de empresários Aurélio Grisi e Monalisa Grisi abriu o Santa Madonna no início deste mês; mix tem 500 produtos

Quando se fala nos empórios mais refinados, voltados às classes de maior poder aquisitivo, a cidade contabiliza quatro empresas, mas quando se expande a pesquisa para estabelecimentos de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, minimercados, mercearias e armazéns, os números saltam para 149 empresas abertas de 2010 para cá, segundo dados do cadastro feito na Secretaria da Fazenda.

Para o economista Bruno Sbrogio, o crescimento está atrelado à pujança do setor de gastronomia, pautada inclusive na mudança de pensamento do consumidor de todas as classes sociais, que está cada vez mais interessado em produtos exclusivos e premium. 

"A economia atual se baseia fortemente no critério da exclusividade e diferenciação do serviço para conseguir vantagens competitivas. 

Nesse ponto os empórios/armazéns têm se destacado ao unir descontração com sofisticação, agradando o público alvo", afirma.

Ele destaca que os atuais empórios são uma reinvenção que mistura o charme do antigo, mantém um pouco de tudo e recebe todos os tipos de clientes produtos mais refinados. 

O aumento da renda nos últimos anos, atrelado a um dólar mais barato (até o ano passado), permitiu que o consumidor experimentasse produtos de maior qualidade. 

"O mercado dos produtos exclusivos mostrou ganhos extraordinários e conseguiu despertar o interesse do consumidor mais exigente, transformando-se num atrativo para chamar clientela aos empórios".

SANTA MADONNA / EMPORIO

Massas especiais vendidas no Santa Madonna
Quando se entra num empório desses, é impossível não ficar encantado com a diversidade de cores, produtos e imaginar tantos sabores num mesmo ambiente. 

De acordo com o consultor Edgard Ferreira dos Santos Neto, do Sebrae de Rio Preto, essa deve ser uma das preocupações do empresário: elaborar um visual merchandising de acordo com o mix de produtos e que prime pela melhor disposição dos produtos e mobiliários. 

"A recomendação é que os produtos correlatos estejam próximos e o fluxo de atendimento e circulação seja fácil."

Mais do que a aparência, o atendimento deve ser o principal foco da atenção do empresário do setor. 

Segundo Santos Neto, a relevância do atendimento ao cliente é primordial. É importante ter em mente que muitos estabelecimentos são bastante amplos e os clientes acabam não caminhando por toda a loja. 

"Uma equipe preparada precisa saber o tíquete médio de venda por cliente e oferecer degustação, demonstração e experimentação dos itens que forem atrativos. 

Trata-se de uma venda qualitativa, que trata o cliente como único, especial."

Para o especialista em marketing, a releitura desse tipo de negócio se deu pela iniciativa de alguns empreendedores que enxergaram e pesquisaram sobre a possibilidade de construir ou remodelar esse segmento com produtos mais elitistas e um mix que, provavelmente, não se encontra em qualquer tipo de comércio. 

Costuma ser referência de encher os olhos quando se pensa numa empresa desse tipo o Mercadão de São Paulo. 

"Não existe crise para o empresário que usa um período de menor potencial consumo para se reinventar", afirma.

SANTA MADONNA / EMPORIO

Cortes diferenciados de peixes são a grande aposta do Santa Madonna


O empreendimento mais recente foi inaugurado há pouco mais de dez dias. 

O Santa Madonna Pescados e Armazém Gourmet foi aberto no dia 1º e nasceu da relação muito próxima com a gastronomia do casal de empresários Aurélio Grisi e Monalisa Grisi. 

Ele já trabalhava no ramo, com uma representação de vinhos. 

"Esse é um mercado altamente potencial, a renda per capita do rio-pretense é maravilhosa."

O Santa Madonna tem um mix de 500 produtos que se distribuem no tripé pescados, massas artesanais, vinhos e cervejas especiais. 

É possível encontrar itens como temperos, molhos, azeites, antepastos, 150 rótulos de vinhos, uma porção de linguiças gourmets, além de diversas massas, incluindo sem glúten, e mais de 60 tipos de peixes e cortes. 

Foi justamente essa a grande aposta de Grisi: os peixes. "Esse é um grande mercado a ser explorado."

O empresário conta que o consumo de peixes só não é maior pela pouca diversidade oferecida e também pelo modo como o produto é oferecido. 

Na casa, é possível encontrar espécies como meca (uruguaio), por R$ 41; pirarucu (a picanha do mar), por R$ 60, assim como filés de robalo, por R$ 60. 

Por serem produtos perecíveis e estarmos longe dos centros produtores, os peixes são vendidos congelados. 

"Quando se fala em peixes as pessoas têm medo de arriscar, mas damos sugestões e até receitas", afirma.

Grisi investiu R$ 300 mil para montar o armazém e gerou dois empregos no curto prazo. A expectativa é de que o retorno ocorra entre 24 e 36 meses. 

Embora continue temeroso com a situação econômica do País, o empresário diz estar bastante esperançoso. 

"Na crise aparecem grandes oportunidades. 

Quem se arriscar e sobreviver terá mais sucesso", afirma. 

A receita: "trabalhar a inteligência emocional para ser feliz no que faz e com as pessoais com as quais convive."

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No Santa Therezinha, clientes podem degustar chopp e provar pratos à base de bacalhau

Ambiente para comprar ou para degustar

Inaugurado em janeiro deste ano no Shopping Iguatemi, o Empório Santa Therezinha chegou a Rio Preto trazendo delícias que são a marca do Mercadão de São Paulo, como o famoso sanduíche de mortadela. 

Com 70 empregos gerados, a loja tem cerca de cinco mil produtos gourmet que vão de temperos especiais, embutidos, queijos, jamón pata negra, cervejas, vinhos e muito chopp gelado. 

Para quem vai ao local aproveitar um happy hour ou jantar, o destaque são os pratos à base de bacalhau, mas há opções para todos os gostos.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, a decisão pelo investimento se deve às oportunidades de negócio do ramo gastronômico. 

A junção entre o moderno e o retrô, com vários itens especiais para a culinária transformam os empreendimentos em novos nichos de mercado. 

"Os empórios e armazéns eram locais onde as pessoas podiam encontrar produtos diferenciados, muitos deles artesanais. 

Hoje, esses empreendimentos mantêm esse objetivo, que é oferecer ao público produtos com qualidade e que não são encontrados facilmente em supermercados e vendas, especialmente quando falamos de ingredientes da alta gastronomia". 

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Outras lojas
Outra loja do ramo em Rio Preto é o Empório Santo Antônio, que fica numa charmosa galeria localizada na avenida Anísio Haddad. 

A casa também é especializada em produtos sofisticados como carnes, queijos, pães, temperos, tortas, caldos, bebidas, massas importadas, dentre outros produtos.

A empresa é uma das primeiras da cidade a apostar nesse nicho de mercado. 

No mês que vem, Rio Preto ganha novo empreendimento do segmento, o Empório Santo Expedito, que será instalado no Plaza Avenida Shopping.
 
Serão gerados 90 empregos e o mix será de cerca de 6 mil itens, ocupando uma área de 650 metros quadrados. 

Segundo o gerente do Plaza, Carlos Madureira, os diferenciais da casa serão a opção de café da manhã, o almoço por quilo, além de todos os itens como embutidos, defumados e queijos e bebidas. 

Outro destaque será a produção de pães, já que a loja terá café da manhã, além de muito chopp gelado. 


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Santo Lúpulo, um empreendimento que traz dois ambientes, um empório de cervejas artesanais

CERVEJA 

De olho no mercado de cervejas artesanais, que não para de crescer em diferentes cidades, os empresários Fabricio Cunha e Cristiano Carvalho investiram na abertura do Santo Lúpulo, um empreendimento que traz dois ambientes, um empório de cervejas artesanais e produtos relacionados ao tema, e um pub no andar de cima. 

Na loja é possível encontrar desde rótulos de cervejas nacionais e importadas, a partir de R$ 10, aos equipamentos para fazer a própria cerveja, objetos de decoração e todos os insumos necessários, como malte, lúpulo e fermento, por exemplo. 

Se o cliente preferir, pode degustar as bebidas no espaço, acompanhadas de alguns petiscos. 

"Esse é um mercado forte, em franca expansão. Identificamos que não tinha um local nesse formato e decidimos investir", disse Cunha.


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