ATUALIZAÇÃO: 15/6/2012 – 08h00min
Nota em inglês colocada no site do Ocean Explorer, aqui traduzida:
OS CAÇADORES DE TESOUROS, EQUIPE OCEAN x, DESCOBRIU ALGO ÚNICO QUANDO MERGULHARAM ATÉ O MISTERIOSO OBJETO EM FORMA DE CÍRCULO NO MAR BÁLTICO
Os caçadores de tesouros confirmam ter encontrado algo anormal no leito do mar.
Estocolmo, Suécia, 15 de junho de 2012
A equipe Ocean X mergulhou até o objeto em forma de círculo no Mar Báltico e encontrou o que nunca haviam visto antes.
Primeiro eles pensaram que era uma rocha ou um penhasco, mas após observações, o objeto parecia como um grande cogumelo, elevando-se de 3 a 4metros do fundo do mar, com lados arredondados.
No topo, o objeto tinha um buraco oval levando par seu interior. Também foram encontrados formações rochosas estranhas em seu topo, quase como se fossem pequenas fogueiras.
As rochas estavam coberta por uma camada de lodo.
“Durante meus 20 anos como mergulhador, os quais incluem 6000 mergulhos, eu nunca vi nada parecido. Normalmente as pedras não queimam. Eu não posso explicar o que vimos, e lá desci para encontrar respostas, mas subi com ainda mais perguntas”, disse Stefan Hogeborn, um dos mergulhadores da equipe.
O caminho até o objeto pode ser descrito como uma pista, ou um caminho para baixo que é achatado pelo leito do mar como o objeto em sua extremidade.
“Primeiro pensamos que fosse somente uma rocha, mas á algo mais. E já que nenhuma atividade vulcânica foi relatada na Mar Báltico, a descoberta é ainda mais estranha.
Como leigo, nunca podemos especular como é que isso foi formado pela natureza, mas se trata da coisa mais estranha que já tive experiência em ver como um mergulhador profissional”, continuou Peter Lindberg, um dos fundadores do Ocean X Team.
Agora, os cientistas estão examinando as amostras do objeto em forma de círculo, e especialistas em imagens de sonar estão processando os dados do navio para tentar trazer o estranho objeto à luz.
Veja atualização abaixo, com vídeo do objeto.n3m3
Colaboração: Estefano Neto
(15/6/2012 – 05h50min)
Imagem mostrada no mais recente vídeo liberado.
Nova atualização no site da equipe do Ocean Explorer(www.oceanexplorer.se), a qual arremete para outro site de notícia sueco (www.expressen.se).
Veja abaixo a tradução da notícia no site sueco (desculpem as falhas de tradução, pois foi utilizado o tradutor da Googlepelo fato de não dominarmos esta língua escandinava):
O círculo na parte inferior do Báltico tornou-se a primeira do mundo quando foi descoberto há um ano – agora engrossa o mistério.
Express pode agora publicar fotos exclusivas do primeiro mergulho no item – a 85 metros de profundidade.
– Nós estávamos lá para encontrar respostas, mas só tem problemas ainda mais, diz Stefan Hogeborn, 47, um dos mergulhadores do Oceano X Team, que investigou o círculo no fundo do mar Báltico.
Em 11 de junho do ano passado foram nove mergulhadores profissionais no Mar Báltico para localizar navios naufragados.
Os mergulhadores correu em ziguezague para trás e para frente sobre uma grande área para procurar um número de naufrágios específicos – quando uma formação grande e redonda apareceu em sua tela de scanner.
Eles examinaram o objeto de perto e que eles encontraram intrigado todo o mundo.
Alguns dos principais pesquisadores da Suécia em arqueologia marinha viu as primeiras imagens do círculo que foi tirada com o sonar chamado, uma ferramenta de scanner, mas ninguém poderia responder o que as imagens descritas.
Levanta mais questões
A descoberta misterioso espalhou na mídia mundial, como CNN informou sobre o Mistério do Mar Báltico. Até o momento não há imagens de mergulho no círculo publicado.
Agora Express – o primeiro jornal – publicar as primeiras fotos do mergulho no misterioso objeto. Um mergulho que deveria fornecer respostas para o mistério – mas trouxe ainda mais perguntas.
Stefan Hogeborn tem 20 anos de experiência em mergulho e trabalhar como fotógrafo subaquático e instrutor de mergulho. Aqui, ele descreve o primeiro mergulho no círculo mundialmente famoso no mar Báltico:
– A primeira coisa que vamos ver é algum tipo de formação rochosa que se parece para ser lançado em cimento, disse ele.
Quando nadar mais, eles vêem várias formações rochosas.
– Parece quase como um colar de pérolas ou de que alguém tentou fazer uma lareira com um centímetro de tamanho rochas no fundo do oceano.
O alto-forno como formações rochosas em cima daquilo que constitui o grande círculo que foi descoberto com uma ferramenta de scanner no ano passado.
Divers imagens mostra que o círculo, por sua vez composta por vários quarteirões formados por “rola” ou “cogumelos” que está ligado ao outro, formando o círculo.
Em geral, o objecto é de 60 metros de comprimento e cerca de tão larga.
– Quando tínhamos nadado através do objeto, chegamos à coisa estranha. Então é como se alguém tem a montanha comprimida na borda, como se você ter respirado juntos dois moldes, e se destaca entre os formadores de pedra, disse Stefan Hogeborn.
“Provavelmente arenito”
No mergulho seguinte, eles levaram uma marreta para retirar um pedaço de material. Stefan Hogeborn descreve o sentido de material carbonizado. Durante os mergulhadores último mergulho descobrir um furo oblongo em uma vez e meia os seis polegadas que entram em uma das rochas que formam o círculo.
– Eu nunca, nunca, nunca, visto nada parecido, diz Stefan Hogeborn.
Expressen deixou Martin Jakobsson, professor de geologia marinha e geofísica na Universidade de Estocolmo, ver uma imagem do mergulho.
– Não há provavelmente algum tipo de arenito. Quando você olha para a estrutura, parece que, diz ele.
As amostras desde a descoberta do Mar Báltico foi enviada para análise.
– Desde que nós não conseguimos respostas para as perguntas que fizemos a nós mesmos, nós trouxemos isso para os especialistas que podem estar a olhar para as peças que trouxemos para cima, diz Stefan Hogeborn.
Veja o vídeo apresentado no site de notícias, em sueco:
Vale notar que as imagens apresentadas no vídeo nem de perto são similares às até então mostradas pelo sonar.n3m3Colaboração: Rui Oliveira, Estefano Neto(11/6/2012 – 21h50min)Nada ainda postado oficialmente, mas encontramos a seguinte foto no Facebook do Ocean Explorer:Infelizmente, não há maiores informações sobre a foto. Tudo que podemos fazer por enquanto é aguardar.n3m3O navio Ancylus, rumo ao misterioso objeto.(10/6/2012 – 21h25min)Muita comoção no Facebook do Ocean Explorer(http://www.facebook.com/groups/178384865554985/).O barco retornou para recarga de suprimentos e fala-se muito que alguma notícia oficial será liberada amanhã, 11 de junho.Não se sabe exatamente o horário.n3m3Alerta fornecido por: Eg. Neto—–(07/6/2012 – 11h15min)Nota recém postada no site oficial do Ocean Explorer:“2012-06-07
NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA, (14H00 – horário local):Os mergulhadores agora estão lá embaixo e investigando o círculo, e relatos do navio disse que eles estão verdadeiramente impressionados. Definitivamente há algo fora do normal escondido no leito marinho – um Mistério Abaixo. Mais informações e fotos serão liberadas na próxima semana.”n3m3Alerta fornecido por: MarcoGil—–(07/06/2012 – 08h51min)Parece que finalmente, apesar das manobras militares que ocorreram (ou ainda estão ocorrendo) no local, a equipe do Ocean Explorer chegou às coordenadas que se encontra o misterioso objeto no fundo do Mar Báltico.Veja abaixo a tradução em português do que foi publicado no site oficial da equipe:“06/06/2012
01h00min, Ocean X Team no local
O navio Ancylus, que está carregando a Equipe do Ocean X, agora está ancorada acima do objeto de foram circular. Eles iniciaram a varredura do leito marinho e estão coletando amostras para análise. Devido ao mal tempo, a operação demorou um pouco mais do que planejado. Mas eles estão trabalhando duro e preparando para o mergulho e maiores investigações ainda hoje.”Também interessante foi o seguinte texto postado lá anteriormente:“02/04/2012
Incrível, medimos os níveis de radiação das âncoras que usamos. É muito intrigante, o nível normal de radiação é de 0,1 miliSieverts e nós obtemos 0,62 quando medidos as âncoras. Os níveis estão longe de serem perigosos, mas mesmo assim é seis vezes mais alto do que os níveis normais de radiação. As âncoras ficaram no fundo a 2-3 quilômetros do círculo, assim imaginamos, poderemos obter níveis maiores mais próximos ao círculos?“Será que o objeto ainda está lá? Aparentemente logo saberemos.Se você ainda não está a par deste caso, acesse os seguinte links colocados aqui em ordem cronológica:n3m3Fonte das informações: www.oceanexplorer.se/Colaboração: Rick.001
Nenhum comentário:
Postar um comentário