◘ TJSP E MINISTERIO DAS CIDADES► FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA►

  • POR 
  • •   30 JULHO, 2015
  • Foi celebrado nesta quarta-feira, 29 de julho, um Acordo de Cooperação Técnica na área de regularização fundiária entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Ministério das Cidades. 

    O objetivo é desenvolver ações conjuntas em áreas de mútuo interesse, principalmente em temas ligados à regularização fundiária de assentamentos urbanos. 

    O documento foi assinado pelo presidente TJSP, desembargador José Renato Nalini, e pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

    O convênio terá duração de um ano, e visa o aperfeiçoamento de medidas de prevenção e mediação de conflitos fundiários, difusão de boas práticas, troca de experiências e estabelecimento de uma agenda comum de trabalho.

    13 Assinatura TJSP e Ministerio Cidade
    De acordo com o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, o tribunal tem investido em alternativas para enfrentar conflitos de uma forma pacífica e consensual. 

    "Nós estamos muito empenhados em fazer com que o tribunal seja, também, uma usina de experimentação e de oferta a uma república tão carente de soluções e alternativas que enfrentem conflitos de uma forma não violenta, uma forma, o quanto possível, consensual como tem sido a meta do Conselho Nacional de Justiça. A solução pacífica de conflitos é a única forma de debelar o demandismo que assola o país", enfatizou.


    11 Assinatura TJSP e Ministerio Cidade
    Já o Ministro Gilberto Kassab destacou o pioneirismo das ações desenvolvidas em São Paulo. 

    "Todos sabem que a Justiça paulista avançou muito na gestão de Nalini com políticas públicas e normas para resolução de conflitos fundiários. 

    Para nós do Ministério das Cidades é uma oportunidade importante para levarmos a todo o Brasil as experiências desenvolvidas aqui em São Paulo", disse o ministro.


    O secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luis Oliveira Ramos, mencionou as abordagens para difundir as experiências do estado. 

    "O Convênio pretende aprofundar o conhecimento já  desenvolvido no Estado de São Paulo, para que essas boas práticas possam ser difundidas para outros estados da Federação com abordagens que o próprio Ministério já vem elaborando nesse intercâmbio", destacou.

    Segundo Flauzilino Araújo dos Santos, presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, essa pode ser considerada uma terceira fase do projeto de regularização fundiária que muda o foco dos projetos para a prevenção de conflitos fundiários. 

    "Do ponto de vista dos Cartórios de Registro de Imóveis esta é uma iniciativa muito importante. Esse projeto traz um novo aspecto da Regularização Fundiária já que o enfoque não é a penas a regularização enquanto registro, é a regularização fundiária enquanto mediação para evitar conflitos fundiários. E esse é um aspecto que será tratado diretamente nos cartórios", explicou.

    Durante a cerimônia também foram entregues "Medalha do Mérito Judiciário Ministro Manoel da Costa Manso" ao general de Exército João Camilo Pires de Campos e ao vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho.

    Participaram do evento o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa; o procurador da Coordenadoria de Assuntos Fundiários da Procuradoria Geral do Estado, André Luiz dos Santos Nakamura,; o defensor público-geral do Estado, Rafaes Valle Vernaschi; os juízes assessores da Presidência Afonso de Barros Faro Júnior, Ricardo Felício Scaff e Kleber Leyser de Aquino; o diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Marco Pilla. 

    Além dos representantes das entidades extrajudiciais Leonardo Munari de Lima, Karine Maria Famer Rocha Boselli e Raquel Silva Cunha Brunetto; representando a Arpen-SP; Claudio Marçal Freire, do Sindicato dos Notários e Registradores de São Paulo (Sinoreg-SP); José Carlos Alves, do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB-SP); e Jussara Cirtoni Modaneze, do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    EM DESTAQUE

    MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

      Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

    POSTAGENS MAIS ACESSADAS