DILMA DEVE VETAR EXTENSÃO DA POLITICA DO SM. A APOSENTADOS DO INSS.

Dilma deve vetar extensão da política do salário mínimo para todos os aposentados do INSS. 


RESTA SABER SE ELA TERÁ TEMPO PARA ISTO, POIS O IMPEACHMENT SERÁ MUITO EM BREVE. E TAMBÉM O CONGRESSO DERRUBARÁ O VETO COM CERTEZA.

Equipe econômica do governo recomenda o veto; presidente não deve apresentar qualquer medida alternativa POR GERALDA DOCA 29/07/201

A presidente Dilma Rousseff - Ailton de Freitas/28-07-2015 / Agência O Globo

BRASÍLIA — A presidente Dilma Rousseff deverá vetar a extensão da política de reajuste do salário mínimo (variação do PIB de dois anos anteriores, mais a inflação) para todos os aposentados do INSS. 

Atualmente, quem recebe benefício acima do salário mínimo ganha apenas a reposição da inflação. 

O prazo para o veto, recomendado pelos Ministérios do Planejamento e da Previdência, termina nesta quarta-feira. 

De acordo com cálculos da Previdência, cada 1% de aumento no valor dos benefícios acima do piso traz um impacto nas despesas de R$ 2 bilhões por ano.

Segundo uma fonte da equipe econômica, a atual conjuntura recomenda o veto, e o Executivo não deverá apresentar qualquer medida alternativa para esse grupo de segurados, porque eles já recebem a reposição da inflação acumulada no período — o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

Além disso, qualquer proposta nova poderia ser alterada no Congresso.

— É melhor correr o risco da derrubada do veto — disse uma fonte, envolvida nas discussões.

Apesar do impacto da medida ser pequeno no próximo ano e nulo em 2017, devido à estagnação da economia, a área técnica do governo teme a indexação do reajuste ao crescimento da economia até 2019. 

Segundo a Previdência, se essa política estivesse em vigor nos últimos nove anos, o gasto médio anual seria de R$ 8,1 bilhões.


Já os aposentados que ganham até um salário-mínimo continuarão sendo beneficiados pela política de reajuste acima da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS