Nós já falamos pelo menos um par de vezes sobre esse assunto, tentando explicar o motivo pelo qual ver TV pode ser (ou não) atrativo para os cães, particularmente com foco nas diferenças físicas entre o sistema visual humano e o canino em termos de percepção de imagem.
Independente da raça, o que nossos amigos peludos veem na tela absolutamente não é o mesmo que vemos e este vídeo simpático do canal SciShow resumiu tudo.
|
Primeiramente que os olhos caninos sofrem mais a influência da cintilação, ou seja, os olhos humanos deixam de perceber que uma lâmpada está piscando quando os lampejos ultrapassarem as 55 piscadas por segundo, para um cão esta cintilação é percebida até as 80 piscadas.
E, "segundamente", porque em vez de terem três receptores de cores diferentes nos nos olhos, como nós, os cães têm apenas dois, então veem o mundo em menos tons de cores.
O segundo aspecto não constitui grande problema, mas uma TV ideal para cães deveria se basear em um sistema de duas cores YB, em vez de RGB.
O segundo aspecto não constitui grande problema, mas uma TV ideal para cães deveria se basear em um sistema de duas cores YB, em vez de RGB.
E o problema da cintilação é resolvido com os modelos mais novos de TV que proporcionam taxas de atualização acima de 80 Hz (120, por exemplo). Esta configuração não significará mudança nenhuma para você, mas para o cão é significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário