◘ CÉU DO FIM DE JANEIRO VAI CONTAR COM TRIO DE FENÔMENOS LUNARES.


Uma Super Lua, uma Lua Azul e um eclipse é o combo de fenómenos lunares que vão marcar o último dia do primeiro mês de 2018. Algo parecido só daqui a 150 anos.

Depois de entrarmos num novo ano com a Lua em tamanho XL, vai haver uma segunda (e última) Super Lua em 2018. A 30 de janeiro, o único satélite natural da Terra vai atingir o perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo do nosso planeta, tornando-a maior e mais brilhante aos nossos olhos.

No dia seguinte, vai também ter lugar outro fenómeno raro em que a fase da Lua Cheia ocorre duas vezes no mesmo mês: a Lua Azul.

E, se este já não é um acontecimento muito comum, tendo o último ocorrido em julho de 2015, este ano vai ter direito a uma dose dupla, porque já em março vai haver mais uma Lua Azul.

Esta Lua Azul chega precisamente no mesmo dia de um eclipse lunar, originando a chamada Lua de Sangue. A cor avermelhada do satélite acontece porque a Lua deixa de refletir a luz do Sol e apenas reflete a luz filtrada pela atmosfera do planeta Terra que está pelo meio.

O eclipse só vai ser visível a partir do oeste da América do Sul, América do Norte, Ásia, Austrália, Médio Oriente, África Oriental, Europa Oriental, Oceano Pacífico e Oceano Índico.


Em Portugal, dos três fenómenos só não vai ser possível ver o eclipse porque a Lua entra na penumbra às 10:49 do dia 31 de janeiro e sai às 16:10, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Ler mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS