CIENTISTAS CONFIRMAM UM GIGANTESCO EXO PLANETA - 3 VEZES MAIOR QUE JUPITER E ROTA ELÍPTICA
Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. Desde 20 de junho de 2019, existem 4090 exoplanetas em 3049 sistemas detectados, com 663 sistemas tendo mais de um planeta. Há ainda 2.724 candidatos à espera de confirmação.
Um exoplaneta recém-descoberto apresenta uma órbita excêntrica, diferente de qualquer planeta em nosso Sistema Solar.
"Este planeta é diferente dos planetas do nosso Sistema Solar, mas, mais do que isso, é diferente de quaisquer outros exoplanetas que tenhamos descoberto até agora", afirmou Sarah Blunt, autora do estudo.
Os astrônomos descobriram um exoplaneta, ou seja, um planeta fora de nosso Sistema Solar, com uma massa três vezes maior que a de Júpiter, girando em uma órbita excêntrica de forma oval em torno de sua estrela, segundo o relatório publicado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês).
O corpo celeste, conhecido como HR 5183 b, além de ser gigantesco, a maior parte de sua órbita está afastada de sua estrela-mãe, ao contrário dos planetas do nosso Sistema Solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário