Terra Brasil Notícias abril 30, 2023
Muitos não sabem o que fazer quando a luz amarela com desenho
que lembra uma torneira acende no painel. Esse alerta, na verdade, é referente
ao sistema de injeção eletrônica de combustível e pode indicar defeito em
vários componentes do seu carro.
Dá para seguir rodando?
·
De acordo com o engenheiro
Everton Lopes, a primeira orientação é desligar o motor e dar a partida em
seguida
·
Caso a luz se apague, é sinal de
leitura incorreta de algum sensor, já corrigida pela ECU (central eletrônica)
·
Se ela permanecer acesa, a
orientação é levar o carro para a oficina assim que for possível
·
O alerta pode vir acompanhado de
perda de potência, falha na aceleração, aumento no consumo ou outro sintoma
mais grave
·
Por meio de um equipamento
chamado scanner, o profissional tem acesso a códigos que identificam onde
exatamente está o problema
Essa luz indica basicamente as condições da injeção de combustível e da exaustão de gases.
Pode ser algo relativamente simples, como
um sensor desconectado ou defeituoso, até falhas mais complexas – Everton Lopes, engenheiro
Combustível adulterado
Combustível adulterado, aponta o especialista, é a causa mais comum da advertência.
A adição de solvente, por
exemplo, é rapidamente detectada.
“Se a luz acender alguns minutos depois do abastecimento, isso é
totalmente relacionado a algum tipo de adulteração”, alerta o engenheiro.
Combustível de má qualidade e falta de manutenção podem afetar uma série de itens.
Seu mau funcionamento do motor
ativa a luz amarela no painel.
Quais itens podem apresentar problema?
·
Bicos injetores
·
Bomba injetora
·
Filtro de combustível
·
Catalisador
·
Sensor de oxigênio, também
conhecido como sonda lambda
Lopes destaca que o defeito pode estar na
parte elétrica: “O desgaste de velas de ignição, bobina e cabos de velas afeta
a queima correta e também acende a luz de injeção”.
Mudança nas especificações de fábrica
Outra origem do alerta está relacionada a mudanças as especificações originais do veículo para ganho de performance.
Dentre elas está a instalação do “downpipe”, acompanhada da remoção do
catalisador, para aumentar o fluxo dos gases de escape.
“A sonda lambda detecta a remoção do catalisador e ativa o alerta.
Dependendo do automóvel, a ECU pode até
restringir a potência do motor, trazendo a necessidade de levar o veículo a uma
oficina especializada”, conclui Everton Lopes.
Créditos: UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário