FAB RECORRE A DECRETO ASSINADO PELO GENERAL FIGUEIREDO DURANTE REGIME MILITAR PARA NEGAR ACESSO A INFORMAÇÃO.


 por Sérvulo Pimentel 11/07/2023

em Artigos sobre Militares Forças armadas etcultimas

Reading Time: 2 mins read

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem utilizado um decreto-lei assinado pelo General João Figueiredo, último presidente do regime militar, como justificativa para manter em sigilo informações sobre o fechamento do espaço aéreo da Terra Yanomami em Roraima durante o governo de Jair Bolsonaro. 


A recusa em divulgar tais dados, solicitados pelo Poder360, que poderiam esclarecer a extensão da atuação da Aeronáutica na região, foi baseada em questões de segurança nacional.


Decreto-Lei 1778/1980, utilizado pela FAB para se eximir da obrigação de revelar o motivo para o sigilo e o prazo para que ele fosse encerrado, contraria as determinações da Lei de Acesso à Informação (LAI). Segundo a LAI, toda informação sob sigilo deve conter o assunto, o fundamento da classificação, o prazo de sigilo e a identificação da autoridade que a classificou.


A Controladoria-Geral da União (CGU) avalizou a decisão da FAB em julgamento realizado em 20 de junho. Contudo, a CGU solicitou à Advocacia-Geral da União (AGU) uma avaliação sobre o uso do Decreto-Lei 1778 para não seguir a LAI, reconhecendo fragilidades nessa prática.


Juristas e especialistas em direito público, como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, e o ex-ministro da CGU, Jorge Hage, criticaram a justificativa da FAB e defenderam a necessidade de revisão da legislação anterior a 1988.


A diretora de projetos da Transparência Brasil, Marina Atoji, também criticou a decisão da Aeronáutica e se disse surpresa com a concordância da CGU. Ela afirmou que o trecho do Decreto-Lei ao qual a Força Aérea apela não é uma carta branca para a recusa em fornecer toda e qualquer informação sobre suas atividades.


Em resposta, a FAB afirmou que segue a LAI e que diversas instituições de Estado se valem da mesma argumentação para manter segredos industriais, por exemplo.

 https://www.sociedademilitar.com.br/2023/07/fab-recorre-a-decreto-assinado-pelo-general-joao-figueiredo-durante-regime-militar-para-negar-acesso-a-informacao-sp1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SUMÉRIOS HISTÓRIA DO MUNDO

  DROPS história Os sumérios foram uma das primeiras grandes civilizações da história humana, surgindo na antiga Mesopotâmia, no sul da atua...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS