Mundo Tags: 210311, Estados Unidos, França, Itália, La Repubblica, Líbia, Noruega, Otan, Reino Unido
O homem com semblante preocupado da foto acima é Franco Frattini, o ministro das Relações Exteriores da Itália.
A imagem é da entrevista coletiva que ele concedeu nesta segunda em Bruxelas, na Bélgica, onde foi explicar a posição da Itália para os ministros da União Europeia.
Segundo ele, se até quarta-feira a Otan não assumir o controle da operação, é a Itália que vai passar a controlar todos os voos em direção à Líbia.
Os italianos reclamam que a operação, realizada às pressas para evitar o massacre de Benghazi, virou uma bagunça, pois tem três comandos: França, Estados Unidos e Reino Unido, todos operando a partir de bases italianas.
O jornal La Repubblica diz que os Estados Unidos se prontificaram a passar o comando para a Otan "em dias", mas que a França não parece tão preocupada, e que o impasse pode prejudicar a operação:
Segundo a França, a hipótese de o comando ser dado à Otan não é realizável. "A Liga Árabe não quer que a operação esteja inteiramente sob a responsabilidade da Otan", disse o ministro do Exterior francês, Alain Juppè, ao fim da reunião da União Europeia. Uma situação de incerteza que ameaça colocar em risco a frente diplomática criada a duras penas e que já tem sua primeira vítima. A Noruega anunciou que suspendeu sua participação na operação militar na Líbia até que seja esclarecida a questão do comando". |
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
Nenhum comentário:
Postar um comentário