Com agências internacionais*
*Reuters, EFE, AFP
Os rebeldes líbios retomaram neste sábado (26) dois enclaves petroleiros estratégicos, as cidades de Brega e Ajdabiya, respectivamente nas regiões leste e oeste do país norte-africano. O avanço rebelde ocorre uma semana após o início da intervenção militar da coalizão internacional aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU para impedir que as forças leais ao ditador Muamar Kadafi continuem massacrando a população.
Leia também:União Africana e Liga Árabe defendem de cessar-fogo na Líbia
Enfermeira ucraniana de Kadafi está grávida e quer voltar a Trípoli
Barco com refugiados africanos se aproxima da Itália MAIS►►
Enfermeira ucraniana de Kadafi está grávida e quer voltar a Trípoli
Barco com refugiados africanos se aproxima da Itália MAIS►►
Na manhã deste sábado, tropas leais a Kadafi atacaram a cidade de Misrata, já sob domínio dos rebeldes.Em resposta, a Força Aérea francesa destruíu pelo menos cinco aviões de combate Galeb da Líbia, e dois helicópteros de combate MIM-35 "que tentavam" entrar em ação na zona de Misrata, informou o Ministério da Defesa francês.
Trata-se das primeiras conclusões das missões de ataque efetuadas nas últimas 24 horas pela aviação francesa, que realizou diversas operações de ataque nas regiões de Zintan e Misrata, precisou a Defesa em comunicado. As operações de ataque prosseguiram na noite anterior a cargo do grupo aeronaval embarcado, composto por uma patrulha mista Rafale/SEM apoiada por um E2-C Hawkeye.
Segundo um dos rebeldes, os ataques das tropas de Kadafi diminuíram após a ação da coalização ocidental. "Os bombardeios pararam e agora os aviões de guerra dos aliados estão sobrevoando o céu de Misrata. O bombardeio parou quando os aviões apareceram no céu. Parece que essa é a estratégia dele", disse o rebelde Saadoun, à Reuters, por telefone.
Avanço rebelde
A reconquista de Ajdabiyah, passagem da líbia ocidental para o reduto rebelde de Benghazi e à cidade petrolífera de Tobruk, dá novo ânimo aos opositores de Kadafi, após duas semanas na defensiva.A cidade de Ajdabiya precisou ser evacuada pelos rebeldes há oito dias após a contra-ofensiva de Kadafi, que os fez retroceder mais de 230 quilômetros desde que foram rechaçados em Ben Jawad, a posição mais avançada ao oeste em sua tentativa de chegar a Trípoli.
O porta-voz militar dos rebeldes, coronel Ahmad Omar Bany, qualificou a jornada deste sábado como "um grande dia na história da Líbia" após a recuperação de Ajdabiya.Bany explicou que tentaram negociar em duas ocasiões com as forças de Kadafi para que se rendessem, mas "sempre rejeitaram entregar suas armas", portanto os rebeldes optaram por continuar atacando.
Brega é um importante enclave petroleiro que está situado a cerca de 70 quilômetros ao oeste de Ajdabiya, e cerca de 240 ao sudoeste de Benghazi, a segunda cidade da Líbia e a mais importante em poder das forças da oposição.
Obama
O presidente dos EUA, Barack Obama, esforçou-se neste sábado para tranquilizar os norte-americanos preocupados com o risco do envolvimento de seu país na crise na Líbia, afirmando que os ataques aéreos estão tendo êxito, e que está fora de questão comprometer novamente suas tropas em um país muçulmano.
Neste sentido, insistiu que a missão internacional na Líbia é clara, tem um foco bastante definido e está sendo bem sucedida, salvando incontáveis inocentes de um "banho de sangue", enfatizou em seu discurso semanal no rádio e na internet.
"Não tenham dúvida: uma catástrofe humanitária foi evitada e as vidas de incontáveis civis inocentes, homens, mulheres e crianças, foram salvas porque agimos rapidamente", declarou Obama.
*Reuters, EFE, AFP
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
Nenhum comentário:
Postar um comentário