Atualizado: 19/3/2011 10:50
Obama deve apoiar vaga do Brasil no Conselho de Segurança da ONU
Celso Junior/AE
"Dilma recebe Obama no Planalto"
BRASÍLIA - O Brasil vai obter o apoio americano à sua pretensão de uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas, semelhante ao dado por Barack Obama a Índia em novembro do ano passado.
A declaração final conjunta da visita, negociada entre os dois países,
prevê a declaração de apoio nos mesmos termos.
A informação obtida pelo Estado é que até mesmo o texto da declaração de Obama na Índia foi consultado para que o vocabulário seja o mais próximo possível.
Na Índia, Obama afirmou que a 'justa e sustentável ordem internacional que a América busca inclui uma Nações Unidas eficiente, efetiva, crível e legítima.
Por isso eu posso dizer hoje que nos anos que se seguirem eu espero ver um Conselho de Segurança reformado que inclui a Índia como um membro permanente'.
Veja também:
Eua e Brasil criam Comissão Especial de Relações Econômicas Governos assinam acordo para transporte aéreo Em visita simbólica, Obama quebra inércia bilateral de oito anos Americano chega para 'recomeçar' relação Irã segue tema incômodo no diálogo entre Brasil e Estados Unidos.
ESPECIAL - O Tour político e turístico de Obama O Brasil pouco esperava nesse sentido da visita de Obama. A expectativa era de uma declaração de 'visões coincidentes' e 'interesses mútuos'.
Esta semana, o chanceler brasileiro, Antonio de Aguiar Patriota, chegou a afirmar que o apoio americano, apesar de esperado e bem-vindo, não era essencial e nem uma 'panaceia'.
A decisão de Obama, no entanto, evoluiu nas últimas horas.
Fontes ouvidas pelo Estado ressaltam que as declarações sempre podem mudar até o último minuto, mas as intenções americanas são claras até o momento
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
Nenhum comentário:
Postar um comentário