Publicada em 29/03/2011 Maria Lima - Enviada especial
COIMBRA (Portugal) - A presidente Dilma Rousseff chegou a Portugal nesta terça-feira, para participar da cerimônia em que o ex-presidente Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, por sua luta humanitária.
Na quarta-feira, Dilma segue para Lisboa, onde tem encontros bilaterais com o primeiro-ministro demissionário José Sócrates, e o presidente Cavaco Silva.
Nessas conversas, Dilma deve discutir o apoio do governo português ao pleito brasileiro para ocupar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. A China, país que Dilma visitará em meados de abril, já indicou que não apoiará a pretensão brasileira pelo cargo .
Durante a visita, Dilma também discutirá a ajuda do Brasil para debelar a grave crise econômica em Portugal. A presidente não descartou que Brasil compre títulos da dívida para ajudar os portugueses a sair da crise. Continua►►
Antes de partir para a capital portuguesa, Lula e Dilma almoçam com autoridades portuguesas em Coimbra. Lula já está no país há dois dias, e antecede a chegada de Dilma para a primeira viagem oficial dela à Europa, a convite do presidente Cavaco Silva.
Nesta terça-feira, em seu dia livre, Dilma Rousseff visita a Universidade de Coimbra e o Museu Nacional Machado Castro. Ela está hospedada no Hotel Gourmet Golf Spa Quinta das Lágrimas, um palacete do século XVIII.
A construção fica no centro de vastos jardins, onde há a Fonte dos Amores, e campos de golfe. Nesse ambiente paradisíaco, Dilma e Lula devem se reunir ainda nesta terça-feira para um jantar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário