3 opções de franquias virtuais
Redes que atuam na internet atraem interessados pelo baixo investimento necessário para o início da operação
Por Rafael Farias Teixeira As primeiras franquias com atuação exclusiva na internet começaram a surgir no Brasil no ano 2000. Mas foi só a partir de 2007 que esse modelo de negócio começou a ganhar corpo no país. O baixo investimento necessário para a abertura de uma unidade, já que o empreendimento prescinde de uma sede física para atendimento do público, é o principal atrativo para os interessados. O sistema é, em geral, idêntico ao das franquias tradicionais, com pagamento de royalties e taxas de divulgação. Investir em uma franquia virtual, porém, requer conhecimento das ferramentas de divulgação on-line. "Nesse mercado, ganha quem sabe fazer marketing na internet", diz Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além de dominar a linguagem da internet, o interessado em virar um franqueado virtual precisa tomar as precauções de praxe: pesquisar exaustivamente o mercado e conseguir referências confiáveis sobre a empresa franqueadora. Conheça a seguir três redes que operam na modalidade virtual. ►►
1 > ANTÍDOTO COSMÉTICOS
O investimento inicial de R$ 19.900 dá direito ao site, a um notebook e a um smartphone (para manter o franqueado sempre conectado). Do valor investido, R$ 10 mil são revertidos em produtos, na forma de um estoque inicial. A empresa oferece treinamento e cobra uma taxa mensal de manutenção de R$ 80. Cada franqueado tem exclusividade em sua região de atuação e o site principal da marca direciona o consumidor automaticamente para a franquia que atenda ao seu endereço. A rede tem 15 franqueados.
2 > TEM USADOS
A rede nacional de anúncios de comércio de carros novos e seminovos também determina regiões de atuação para seus franqueados virtuais — em geral, comerciantes de automóveis interessados em ampliar a divulgação do negócio. O investimento inicial é de R$ 13.500 e inclui equipamentos, software exclusivo e suporte técnico. A rede também cobra uma taxa de 15% de royalties sobre o faturamento bruto e 3% para fundo de propaganda. O prazo de retorno é de 12 a 18 meses.
3 > AUDIOLIVRO EDITORA
Para se ter uma unidade franqueada da editora de livros sonoros é preciso investir R$ 2 mil na criação de um site personalizado. O franqueado fica com 20% do valor da venda dos produtos da editora e ainda tem a opção de vender mercadorias relacionadas ao universo literário no site.
Por isso, a plataforma é uma boa opção para donos de livrarias independentes e de sebos que pretendem ampliar o mercado consumidor. Não há cobrança de nenhuma taxa adicional, mas o franqueador não garante a exclusividade territorial.
NOVA REDE NO PAÍS |
A canadense Sunbelt Business Brokers, uma das maiores franquias de intermediação de compra e venda de empresas no mundo, se instalou no Brasil. Segundo o executivo Greg Kells (foto), o investimento mínimo é de R$ 124 mil e o faturamento mensal é de pelo menos R$ 50 mil por unidade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário