GIFs animados: 25 anos de evolução

Entenda como um dos formatos mais populares de imagens sobrevive mesmo sendo também um dos mais antigos
09 de Março de 2012

 

Os GIFs estão entre os mais antigos formatos de imagens. Eles surgiram há 25 anos e, mesmo com o avanço da tecnologia e surgimento de novas extensões para fotos, essas imagens sobreviveram e continuam populares pelo mundo, principalmente no formato animado. Qual é o motivo disso?

A série Off Book, da PBS, dedicou um episódio inteiro para tentar entender o motivo dos GIFs animados serem tão presentes na nossa vida na web.

Nos primórdios da web, os GIFs animados ganharam espaço em sites pessoais com animações de "em construção", "bem-vindo", bandeiras de países se movendo, entre outros. Aos poucos, esses sites foram evoluindo e abandonaram os GIFs, mas isso não foi o fim do formato. 

Um dos entrevistados, Patrick Davison, do MemeFactory, explica que a popularidade do formato voltou a crescer nos últimos anos. "Lá para 2007 ou 2008 as pessoas perceberam que podem usar GIFs para diversas coisas. Por isso temos tantos GIFs hoje, e eles são usados para vários fins", explicou.

Já TopherChris, do Tumblr, acha que as cenas rápidas geradas pelos GIFs animados têm influência na sua popularidade. "Humanos realmente gostam de repetição, e às vezes quanto mais você assiste alguma coisa, mais ela fica engraçada", disse. Para ele, é isso que faz com que o formato seja tão usado na web mesmo com 25 anos de idade.

Recentemente, GIFs animados ganharam um tom artístico. 


O "Cinemagraph", criado por Kevin Burg e Jamie Beck, é uma série de fotografias com pequenos movimentos. "Acho que existem oportunidades para mostrar coisas que as pessoas nunca viram antes, de mostrar momentos que podem existir para sempre", contou Burg.

O vídeo completo do Off Book, em inglês, pode ser visto abaixo:


Animated GIFs: The Birth of a Medium | Off Book | PBS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS