Stephanie Kohn
2012 foi ano das censuras e regulamentações no mundo digital. SOPA e PIPA surgiram como projetos de lei antipirataria, Kim Dotcom, o fundador do Megaupload, foi preso por causa disso e, na Rússia, uma polêmica lei listou os sites proibidos para os cidadãos do país. No Irã, a internet tem sido cada vez mais limitada. Recentemente, o país deu seu primeiro passo rumo à regionalização da rede ao criar seu próprio YouTube.
Já no Brasil, uma lei, apelidada de 'Carolina Dieckmann', foi sancionada e irá incluir tópicos sobre violação de equipamentos e sistemas conectados ou não à internet. No mesmo caminho, o Marco Civil da internet foi tema na Câmara dos Deputados durante todo o ano, na tentativa de definir princípios, garantias, direitos e deveres quanto ao uso da rede no país. Operadoras também sofreram regulamentações e foram multadas mais de uma vez pela Anatel e Procon regionais por falta de investimentos e má qualidade nos serviços.
Em âmbito mundial, uma Conferência de Telecomunicações, em Dubai, discutiu normas para padronizar e normalizar a internet, enquanto que o Google e a Amazon prestaram contas a alguns países a respeito de possíveis sonegações de impostos.
Enfim, o ano foi recheado de acontecimentos importantes: de guerras de patentes entre as fabricantes mundiais até o lançamento de novos sistemas operacionais, smartphones, tablets, serviços de músicas, investimentos no Brasil e aquisições inusitadas.
A seguir, você confere uma retrospectiva de tudo o que aconteceu na tecnologia mundial. Aproveite para nos ajudar a votar nos fatos mais importantes em cada categoria. No dia 28 deste mês, divulgaremos os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário