Vídeo: Veja como a nuvem do vulcão chileno chegou até o Brasil

 Imagens de satélite mostram a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue atingindo a costa da Nova Zelândia Leia MaisVisão dos andes de uma nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue Leia Mais
Nuvem de cinza vulcânica e fumaça do vulcão Puyehue vista da região de Entre Lagos no sul da Argentina Leia Mais
Apesar de não haver 100% de certeza de que as cinzas que caíram sobre o Rio de Janeiro sejam de origem vulcânica, a animação das imagens de satélite mostra claramente que a pluma de dióxido de enxofre emitida pelo vulcão chileno atingiu e permaneceu sobre o RJ no dia do surgimento das misteriosas cinzas.

A animação mostrada acima é uma reunião de frames captados pelo satélite europeu METEOSAT e foram registradas entre os dias 22 e 24 de dezembro de 2012. Cada frame é uma composição RGB dos dados captados pelos sensores SEVIRI IR8.7, IR10.8 e IR12.0, a bordo do satélite.

O sensoriamento foi feito de modo a detectar cinzas e dióxido de enxofre (SO2) emitidos pelos vulcões com o propósito de auxiliar na divulgação de alertas e avisos para as autoridades aeronáuticas.

A animação é bastante clara e mostra que após a erupção do vulcão Copahue, a pluma sulforosa seguiu em direção ao oceano Atlântico até cerca de 1000 km de distância do Rio Grande do Sul. Em seguida, a pluma se dividiu sobre o oceano e uma pequena parte seguiu em direção à costa do Sudeste, onde posteriormente permaneceu centralizada e estacionada sobre o Rio de Janeiro.

Não se tem certeza se a pluma ácida emitida pelo vulcão foi a causa da queda de cinzas observada sobre o RJ no mesmo dia, mas a concentração de material particulado e dióxido de enxofre provavelmente foram a causa da coloração alaranjada da Lua vista em diversas cidades do Sudeste entre os dias 25 e 26 de dezembro.



Vídeo: Imagens do satélite Meteosat mostram como a nuvem vulcânica chegou até o sudeste brasileiro depois de ser ejetada do vulcão Copahue, localizado entre o Chile e Argentina. Créditos: Meteosat/ash images, Apolo11.com.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS