Porta 25 no Outlook
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) criou uma nova regra que pode fazer com que alguns clientes de e-mail deixem de funcionar a partir de janeiro. Mas fique tranquilo, você provavelmente não tem com o que se preocupar.
A determinação do CGI.br recomenda que operadoras bloqueiem o uso da porta 25 de usuários domésticos, tanto em conexões residenciais banda larga fixa ou 3G, o que deve afetar usuários de programas como Outlook, Apple Mail ou Thunberbird.
Se você usa seu e-mail via web, como com o Gmail, Outlook.com, Yahoo Mail e outros, não precisa fazer absolutamente nada. E medida do bloqueia da porta 25 visa diminuir o número de spams enviados no Brasil, que ocupa o 5º lugar no ranking mundial de envio de spams.
O CGI.br recomenda o uso da porta 587, que exige autenticação com usuário e senha para o envio de e-mails, evitando que computador sejam usados como redes zumbis para o envio de spam.
Se você usa algum cliente local de e-mail, basta fazer a modifcação. Para isso, basta ir até a aba "configurações de e-mail" do software, selecionar "porta de saída" e trocar o número 25 por 587. O Yahoo Mail, UOL e Gmail, por exemplo há tempos já oferecem suporta à porta 587, então você não deverá ter problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário