Lançado no Brasil em 2011, o Nissan March conquistou o consumidor nacional. O carro só não vendeu mais unidades pelo fato de a marca japonesa ter de compensar a balança comercial com o México. Ao todo foram emplacadas 30 mil unidades do Nissan durante o acumulado de 2012.
Veja também um vídeo do Nissan March produzido pelo o WebMotors:
Avalição do Nissan March 1.6 SR: japonês só falha
na hora da manutenção
Muito admirado por um público cativo,
o “Nissanzinho” consegue oferecer prazer ao dirigir por um baixo investimento
Dentro do segmento em que atua, o nipônico de sombreiro mexicano ficou na 6ª posição, atrás de VW Fox e Cia., Fiesta, Sandero, Agile e Citroën C3.
O grande trunfo do Nissan diante dos seus concorrentes diretos está no seu baixo peso em ordem de marcha, 982 kg. Com isso, equipado com um motor 1,6L de 111 cv, o Nissan consegue registrar uma relação peso/potência de 8,7 kg/cv e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (etanol). A prova da boa agilidade e do bom torque a 4.000 rpm ficou demonstrada durante a nossa avaliação, com a versão SR.
Além de ser ágil, o Nissan também se comportou como um bom moço na hora da bebedeira, apresentou 8,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, ambas medições (tanque-a-tanque) usando etanol. Abastecido com gasolina, o March chegou a marcar 18 km/l no cenário rodoviário.
Se o espaço interno do March é favorável, o do porta-malas é insuficiente para você levar, por exemplo, um carrinho de bebe que pode ser encaixado facilmente no compartimento de carga de um Renault Clio. O problema não está só na capacidade cúbica de 265 litros, mas sim no desenho “vertical” dá área destinada às bagagens.
Por apresentar características indutivas ao mundo esportivo, o Nissan SR poderia apresentar uma posição de dirigir mais próxima do solo. Porém tal possibilidade é ausente em todos os modelos compactos da marca. Robusto e espaçoso, o carro só abusa da conotação esportiva na hora do motor e dos apetrechos de personalização. O mesmo acontece com a transmissão que oferece ajustes precisos, mas com cursos longos.
Conclusão: O March SR é uma boa opção para aquele consumidor que busca um modelo arisco mais em conta. Para ter ideia ele custa quase que a metade de um verdadeiro pocket rocket, como por exemplo, o Citroën DS3. Os principais equipamentos de personalização do modelo são: ponteira de escapamento cromada, rodas de liga leve de aro 15 calçadas com pneus 175/60 R15, kit aerodinâmico (conjunto de itens estéticos com saias laterais, spoilers dianteiro e traseiro e aerofólio), airbag duplo e direção com assistência elétrica. O principal ponto de crítica do March está na reposição de peças e no pós-vendas. Uma simples busca em sites de reclamação é possível encontrar clientes insatisfeitos com a ausência ou demora de atendimento. Em contrapartida, o March ganhou o título de Os Eleitos – revista Quatro Rodas – como o melhor hatches compactos de entrada. A escolha é feita pelos leitores da publicação.
Para você escolher um pocket rocket popular, o WebMotors separou os hatches mais em conta (modelos e versões) equipados com motor 1,6L e calculou a relação peso/potência de cada um. Com a tabela, você poderá escolher entre o pocket popular mais em conta ou o mais DNA pocket.
Para deixar a nossa avaliação mais completa ainda, veja quanto fica para você assegurar o Nissan March SR.
A ferramenta utilizada pelo o WebMotors para avaliar o seguro foi a do Seguro Auto WebMotors. De acordo com o cálculo, é necessário gastar 4,6% do valor do carro para garanti-lo diante dos imprevistos, algo em torno de R$ 1,5 mil. O perfil utilizado para a analise foi o de uma mulher, casada, de 40 anos, que reside em São Paulo. Das quatro cotações apresentadas pela ferramenta, a que mostrou o melhor valor foi o da seguradora Tokio Marine.
Veja também um vídeo do Nissan March produzido pelo o WebMotors:
Escolha pelo preço | ||
Modelo | kg/cv | Preço |
Fiesta Hatch | 9,9 | 32.000 |
Gol | 8,9 | 32.000 |
Ka Sport | 9 | 32.550 |
March | 8,7 | 33.400 |
Sandero | 11 | 35.400 |
Fox | 10 | 35.500 |
Palio Essence | 9 | 36.600 |
HB20 | 7,8 | 37.000 |
207 | 9,7 | 41.000 |
Punto Essence | 10 | 41.750 |
New Fiesta | 9,9 | 44.150 |
Polo | 11 | 44.200 |
C3 | 9,3 | 55.000 |
Escolha pelo peso/potência | ||
Modelo | kg/cv | Preço |
HB20 | 7,8 | 37.000 |
March | 8,7 | 33.400 |
Gol | 8,9 | 32.000 |
Ka Sport | 9 | 32.550 |
Palio Essence | 9 | 36.600 |
C3 | 9,3 | 55.000 |
207 | 9,7 | 41.000 |
Fiesta Hatch | 9,9 | 32.000 |
New Fiesta | 9,9 | 44.150 |
Fox | 10 | 35.500 |
Punto Essence | 10 | 41.750 |
Sandero | 11 | 35.400 |
Polo | 11 | 44.200 |
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