Sondas da NASA cairão na Lua na próxima segunda

Sondas da NASA vão cair na Lua na próxima segunda-feira
Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2012
Esta é a rota prevista das duas sondas espaciais Grail, que cairão na Lua em um intervalo de 20 segundos.[Imagem: NASA/JPL-Caltech/GSFC/ASU]
Meteoros teleguiados
As sondas espaciais gêmeas GRAIL deverão cair na Lua na tarde da próxima segunda-feira, 17.
O choque programado deverá ocorrer devido ao final da missão que permitiu que os cientistas tivessem informações sobre a estrutura interna e a composição da Lua.
Se tudo ocorrer como programado, as sondas deverão cair às 14:28 do dia 17, em uma montanha próxima a uma cratera chamada Goldschmidt.
Elas deverão se chocar contra o solo lunar em um intervalo de 20 segundos.
As duas sondas estavam voando em formação em órbita da Lua desde 1º de Janeiro de 2012.
Em 2009, a NASA realizou uma missão, chamada LCROSS, em que a nave chocou-se com a Lua para permitir estudos sobre o solo lunar.
Medidor de combustível espacial
Usando uma técnica de voo em formação e trocando sinais de rádio, as duas sondas também forneceram aos cientistas as medidas exatas necessárias para mapear a gravidade da Lua.
GRAIL é uma sigla para Gravity Recovery And Interior Laboratory.
Antes da queda, as duas naves ainda terão uma tarefa a cumprir: elas vão disparar seus motores até esgotar todo o seu combustível.
Isso permitirá que os engenheiros saibam exatamente quanto combustível ainda resta nos tanques - ao contrário de um carro, em que a gravidade mantém o combustível sempre na parte de baixo do tanque, facilitando sua medição, medir o combustível no tanque de uma nave no espaço é uma tarefa quase impossível.
A informação vai ajudar os engenheiros a validar os modelos de consumo de combustível das naves para fazer melhores previsões da necessidade de combustível de futuras missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS