Infraestrutura
Para a BR-163, o teto para o valor a cada 100 km passa de 4,17 reais para 5,50; e a BR-060/153/262, de 5,05 para 5,94 reais
O governo também alterou no edital a relação entre o crescimento do PIB e do tráfego (Jorge Hirata/Exame)
Com a redução da perspectiva de crescimento da economia brasileira, o governo precisou reduzir a estimativa de tráfego nas rodovias que serão concedidas à iniciativa privada. Com isso, os vencedores dos leilões das BR-163 (MT) e BR-060/153/262 (DF-GO-MG) poderão cobrar pedágios mais altos e, ainda assim, terão uma receita menor do que o originalmente previsto para os contratos.
Para a BR-163 (MT), que será licitada em 27 de novembro, o teto para o valor do pedágio a cada 100 km passou para 5,50 reais, apresentando um aumento de 31,89% em relação ao previsto na minuta de edital, de 4,17 reais. A receita prevista, que era de 17,421 bilhões de reais, passou para 14,749 bilhões. O lote tem extensão de 850,9 km.
Para a BR-060/153/262 (DF-GO-MG), que vai a leilão em 4 de dezembro, a tarifa teto a cada 100 km passou para 5,94 reais, com alta de 17,62% em relação ao previsto na minuta do edital, de 5,05 reais. A receita prevista, que era de 26 bilhões de reais, passou para 22,955 bilhões. O lote tem extensão de 1.176 km.
Leia ainda:
O governo também alterou no edital a relação entre o crescimento do PIB e do tráfego. O documento divulgado nesta sexta-feira passa a considerar a seguinte relação: para cada 1 ponto porcentual (pp) de crescimento do PIB, haveria um aumento no tráfego de veículos também em 1 pp. Antes, a União considerava que, para cada 1 ponto porcentual de PIB, haveria um crescimento de 1,2 pp para veículos leves e 1,5 pp para veículos pesados nos primeiros dez anos de concessão. Nos 20 seguintes, a relação passaria a ser de 1 para 1.
Para a BR-163 (MT), o governo fez uma outra alteração e passou a considerar que a rodovia vai perder parte do fluxo dos veículos de carga que hoje levam a produção agrícola a portos do Sul e Sudeste do país para outra estrada até o Porto de Santarém.
TCU - Ao elevar as tarifas teto de pedágio, o governo ignorou também as sugestões do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao aprovar as minutas de edital das duas rodovias, o órgão havia determinado uma redução ainda maior nos preços. Para a BR-163 (MT), o TCU havia sugerido a tarifa teto de 4,05 reais a cada 100 km, e para a BR-060/153/262 (DF-GO-MG), 4,87 reais.
Leia também:
ANTT publica editais para concessão de mais duas rodovias
Dois novos editais de rodovias devem sair na próxima semana, diz ministro
ANTT publica editais para concessão de mais duas rodovias
Dois novos editais de rodovias devem sair na próxima semana, diz ministro
(com Estadão Conteúdo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário