Cinco brincadeiras inesquecíveis do Orkut

Correntes, campanhas e pensamentos do dia: relembre os hábitos mais populares na rede social que antecedeu o Facebook

Renata Honorato
Reprodução
Orkut: scrapbook e seus spams (Reprodução)
O Orkut, primeira rede social a ganhar força no Brasil, começa a se despedir da internet. Segundo o Google, a plataforma que apresentou aos usuários do país as "maravilhas" do compartilhamento de conteúdo, será encerrada oficialmente no dia 30 de setembro.
Leia também:

Criada por Orkut Büyükkökten, engenheiro do Google, a rede social foi palco de muitos memes e brincadeiras. É o caso, por exemplo, da campanha "Depoimento da verdade", de 2004. O objetivo era incentivar as pessoas a escrever testemunhais sinceros destacando não só as qualidades do amigo, mas também seus defeitos.     
O Orkut chegou ao país como uma mistura do MySpace, criado em 2003, e Friendster, desenvolvido em 2002. Ambas as redes sociais, uma voltada à música e a outra a relacionamentos, não vingaram no Brasil. O Orkut, por sua vez, fez com grande sucesso por aqui. 
Desenvolvido para o mercado americano, o Orkut ganhou relevância no país e na Índia. Quatro anos após o lançamento da plataforma, em 2008, a rede social passou a ser operada a partir de solo brasileiro, pelo time do Google local. 
Muitos hábitos mantidos no Facebook nasceram no Orkut: escolher uma boa foto para o perfil, escrever "scraps" – como são conhecidos os recados no Orkut –, deixar mensagens de feliz aniversário para os amigos, participar de comunidades e até divulgar publicamente — ou não — o estado civil. 
   
Até setembro, os mais nostálgicos poderão relembrar seus perfis na rede do Google. O adeus já começou a mexer com a memória dos usuários, que estão usando a hashtag #RIPOrkut para compartilhar comunidades e costumes da rede no Twitter. Confira a seguir algumas brincadeiras inesquecíveis:

Brincadeiras do Orkut

Campanha "Depoimento da verdade"

O depoimento, um dos recursos mais populares da rede social, era usado para elogiar os usuários. No entanto, uma campanha criada pela comunidade, ainda em 2004, fez com que a ferramenta ganhasse uma nova função: agora, em vez de usá-la para relembrar o quão legal é aquele amigo, as pessoas passaram a destacar também os defeitos dos usuários. Houve quem se irritasse com tamanha sinceridade.   

Visitantes recentes

Prato cheio para os curiosos, o recurso permitia aos usuários ter acesso à lista de perfis que tivessem visitado sua página. Usufruir da facilidade, contudo, tinha uma condição: o bisbilhotado também era entregue como bisbilhoteiro ao "perseguir" outros perfis. Hoje, a função foi adaptada para o Linkedin, a rede social profissional de maior popularidade da internet. 

Pensamento do dia

Ursinhos brilhantes, bebês fofinhos e flores ilustravam as mensagens de otimismo que eram compartilhadas no scrapbook, a linha do tempo do Orkut. Sites se especializaram em criar as figuras e disponibilizá-las a partir de um código HTML para que os usuários pudessem enfeitar seus perfis. Valia de tudo. De para-choque de caminhão a poemas e frases creditadas, em muitos casos, a autores errados.

Correntes do Orkut

As famosas correntes da internet, que nasceram com os arquivos Power Point que eram enviados por e-mail, ganharam uma nova roupagem no Orkut. Mensagens de apoio e até ameaças — "se você não publicar essa corrente em 156.789.541.287 perfis, sua vida será destruída" — passaram a ser tratadas como spam pela comunidade de usuários.  













"Vou te Excluir do Meu Orkut"


Excluir uma pessoa do Orkut era uma representação digital de excluir uma pessoa da própria vida. Em 2006, ano em que a rede social se tornava um fenômeno no Brasil, o cantor de sertanejo Ewerton Assunção chegou a compor uma canção em que a letra dizia: "Eu vou te deletar, te excluir do meu Orkut. Eu vou te bloquear no MSN. Não me mande mais scraps, nem e-mail Power Point. Me exclua também e adicione ele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS