EUA liberam documentos sobre ditadura no Brasil

Joe Biden, Brasil, documentos

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que se encontrou com a presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira em Brasília, anunciou que os EUA decidiram, em um "projeto especial", desclassificar documentos referentes à ditadura no Brasil (1964-1985), que "jogam luz" sobre esse período e que serão compartilhados com a Comissão Nacional da Verdade.

Segundo o vice, parte dos documentos foi entregue ao governo do Brasil nesta terça: "Espero que olhando documentos do passado possamos focar na imensa promessa do futuro". O Itamaraty confirmou à Folha ter recebido parte da documentação.
Criada em 2011, a Comissão da Verdade tomou posse em maio de 2012, com dois anos para apurar as violações aos direitos humanos na ditadura militar.
No final de 2013, a presidente Dilma prorrogou por mais sete meses os trabalhos do grupo a pedido dos integrantes, que não acreditavam ser possível concluir o relatório final no prazo previsto.
Integrantes da comissão avaliam que, mesmo assim, só algumas violações serão esclarecidas até o fim de 2014. A expectativa inicial era que, por exemplo, o grupo conseguisse atualizar o número de mortos e desaparecidos na ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS