◘ NOVO CÔNJUGE TERÁ PROTEÇÃO DE PATRIMÔNIO POR PENHORA DE PENSÃO ALIMENTICIA

Novo cônjuge terá patrimônio protegido de penhora por pensão alimentícia Da Redação | 07/07/2015

Foi sancionada nesta segunda-feira (6) a inclusão em lei de dispositivo para proteger o patrimônio do novo cônjuge ou companheiro de devedor de pensão alimentícia. 
A mudança foi proposta (PLS 273/2005) há quase dez anos pelo senador José Maranhão (PMDB-PB).
O texto modifica a Lei 8.009/1990, que traz as hipóteses de impenhorabilidade do bem de família, definido como o imóvel residencial do casal, com suas benfeitorias, equipamentos e móveis. Entre as exceções a essa proteção, estão os casos de dívidas alimentícias, ou seja, de valores referentes a pagamento de pensão.
alteração na lei visa consolidar entendimento já adotado pelos tribunais para proteger o novo cônjuge do devedor. 
O último relator do projeto na Câmara, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), esclareceu que a medida não impede a penhora dos bens.
- Ficará resguardada a parcela da alienação judicial relativa à parte do bem que caiba ao devedor, mas não à outra parte, que cabe ao novo cônjuge - disse o deputado, após a aprovação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJC), em maio.
Com informações da Agência Câmara
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GESARA EM FASE DE ATIVAÇÃO Beloved Brothers. EU SOU SAINT GERMAIN

  Beloved Brothers. EU SOU  SAINT GERMAIN     Gesara está em fase final de ativação. Em alguns países é mais rápido, em outros é mai...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS