◘ MAIS UMA OBRA ESTÚPIDA►PARQUE EÓLICO QUE CAIU COM O VENTO►PREJUIZO DE R$ 300 MILHÕES.

 


  21 de junho de 2016

Um dos maiores complexos de energia eólica do país, o Cerro Chato, que se divide em mais de 7 parques com dezenas de aerogeradores no Rio Grande do Sul, foi palco no final de 2014 de uma cena inusitada. Construído para gerar energia a partir do vento, com um custo estimado em R$ 300 milhões (na maior parte recursos da Eletrosul, subsidiária da Eletrobrás na região sul), o parque teve 8 torres derrubadas e até 27 aerogeradores afetados por uma ventania.

A estatal realizou o investimento contratando a argentina Impsa, fabricante dos aerogeradores, para operar o parque. A empresa também ficou responsável pela manutenção deles (que funcionam em regime de caixa-preta, ou seja, apenas a fabricante pode operá-los). Meses após construído o parque, a empresa argentina pediu falência no Brasil, abandonado as obras à própria sorte.

O temporal que atingiu Santana do Livramento, a localidade onde se encontram os parques, não é incomum para a região. Ainda sem explicar a razão, a Eletrosul buscou com a agência reguladora do setor elétrico, a ANEEL, a troca do conjunto de torres (que juntas gerariam 54 Mw de energia). A agência, no entanto, negou a substituição, colaborando para que todo o investimento se perdesse literalmente ao vento.

Trata-se do maior incidente com parques eólicos no mundo. De longe superando o segundo colocado, uma queda de 3 torres no norte europeu. Mais uma conquista para a administração pública brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

EXCLUSIVO: ► FORÇAS ESPECIAIS "PRENDEM KAMALA HARRIS".

    Exclusivo: Forças Especiais PRENDEM KAMALA HARRIS! Por  Michael Baxter - 26 de novembro de 2024 As Forças Especiais dos EUA pr...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS