É a primeira vez que a empresa altera sua política de privacidade desde que foi comprada pelo Facebook em 2014.
O Whatsapp anunciou que irá compartilhar os números de telefone de seus usuários com o Facebook e que permitirá o envio de mensagens por empresas.
Em primeiro lugar, você poderá passar a receber sugestões de contatos "mais relevantes".
Mas também mais anúncios.
Não é improvável, afirmam alguns analistas, que usuários se sintam "traídos" pela mudança.
"Quando o Whatsapp foi comprado pelo Facebook, assegurou que permaneceria como um serviço independente", afirma Pamela Clark-Diskson, da consultoria em tecnologia Ovum.
"Agora está dando os números de telefone ao Facebook.
Alguns usuários poderiam dizer que se trata de abuso de confiança.
De certa maneira, a empresa voltou atrás sobre algo que havia dito que não faria."
Amizades "relevantes"
A justificativa do Whatsapp para sua nova política de privacidade é que compartilhar telefones de usuários com o Facebook servirá para bloquear mensagens indesejadas (spam) e controlar abusos.
A empresa disse ainda que oferecerá "melhores sugestões de amizade e propagandas mais relevantes".
Isso porque o Facebook, ao dispor desses dados, será capaz de aproximar pessoas que já trocaram números de telefone mas ainda não são "amigos" na rede social.
O Whatsapp também compartilhará dados sobre últimos acessos ao serviço.
Mas garantiu que não disponibilizará o conteúdo de mensagens enviadas,que é cifrado.
"Suas mensagens criptopgrafadas continuam sendo privadas e ninguém mais poderá lê-las.
Nem o Whatsapp, nem o Facebook nem ninguém mais", afirmou a empresa em seu blog.
Os usuários poderãooptar por não compartilhar seus dados com o Facebook. Para isso é preciso seguir alguns passos simples.
Como impedir o compartilhamento
Mensagens comerciais
A nova política do Whatsapp abre caminho a empresas interessadas em enviar mensagens aos usuários.
Segundo a empresa, anunciantes que transmitem mensagens por meio de SMS — como alertas de companhias aéreas ou atualizações sobre sua conta bancária— poderão fazê-lo por meio do aplicativo.
Mas além de informação sobre datas ou notificações de entrega, o Whastapp também autorizará mensagens de marketing.
"As mensagens que você poderá receber com conteúdo comercial podem incluir uma oferta ou algo que possa ser de seu interesse", explicou a companhia.
Para a consultora Clark-Dickson, usuários poderão concordar com o envio caso as mensagens sejam úteis.
"Mas o Whatsapp deve ser cuidadoso. Muitas pessoas não gostam de receber publicidade."
De qualquer maneira, a empresa disse que irá testar as novas funções nos próximos meses, mas prometeu evitar a "experiência spam" e impedir que empresas inundem seus usuários com anúncios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário