INTERNET ► SENADO BARRA PRETENSÃO DAS OPERADORAS DE EXTORQUIR CONSUMIDORES.


Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa

O governo brasileiro deu um importante passo para tentar acabar com os planos de internet fixa que contam com limite do uso de dados, como acontece na internet móvel. 

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 15, um projeto que altera o Marco Civil da Internet e proíbe as operadoras de estabelecerem franquias na banda larga fixa.

A aprovação do projeto, que é de autoria do presidente da Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE) e do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que foi amplamente comemorada nas redes sociais, mas é preciso ter cautela já que a medida ainda não entrou em vigor. 

O texto agora segue para análise na Câmara dos Deputados.

Entenda o caso

A polêmica do fim da banda larga fixa ilimitada começou ainda no ano passado, quando algumas operadoras, em especial a Vivo, sinalizaram que pretendiam adotar planos com pacotes de dados semelhantes aos comercializados na internet móvel. 

Como era de se esperar, os consumidores logo protestaram contra as empresas e também contra a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. 

Na ocasião, o Ministério da Ciência e Tecnologia lutou contra a Anatel no caso ao enviar um ofício enviado à entidade de defesa do consumidor Proteste. 

Assinado por Maximiliano Martinhão, secretário de inclusão digital e internet da pasta, o documento informava que as companhias estavam impedidas de adotarem práticas de redução de velocidade, suspensão de serviço e cobrança de tráfego excedente após o esgotamento da franquia. 

A medida tinha validade por tempo indeterminado.

Além das entidades, diversos usuários e grupos, como o Anonymous, se posicionaram contra a medida que poderia prejudicar a navegação dos internautas brasileiros. 

Um levantamento realizado na época mostra por que devemos temer o limite de consumo na banda larga.

Agora, com a aprovação das PLS 174/2016 e 176/2016, a polêmica segue em Brasília. Dessa vez, porém, com boas perspectivas para os usuários. 

Veja também:


Senado vai votar a proibição dos limites de dados para internet fixa

Anonymous expõe dados de Gilberto Kassab em protesto contra limites de internet'Não se atrevam', diz Anonymous sobre limite da internet fixa

Governo vai permitir que empresas limitem consumo de internet

Criticada no ano passado, Anatel define banda larga como foco para 2017Banda larga brasileira pode receber mais investimentos de empresas do setor

Anatel quer saber o que a população acha das franquias na banda larga fixa


Saran Imóveis

▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
"A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o
perverso pela sua falsidade cairá" (Provérbios 11:5).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS